Nike Air Max 2016

Nike Air Max 2016 - LateralMuitos apostaram em grandes novidades para este novo modelo. Estamos falando de uma das marcas mais conceituadas do mercado e sabemos que dificilmente a Nike deixa vir à público as inovações dos seus principais modelos.

Confia o rewiew completo da nova versão deste modelo: Air Max 2016

O ano de 2015 está chegando ao fim e isso quer dizer muitas coisas, mas para os corredores o que mais interessa nesta época é a chegada de novos modelos de tênis para corrida. Depois de grandes expectativas e suspenses, a nossa ansiedade acabou com chegada da grande estrelinha da Nike: o novo Air Max 2016.

O fato é que, em linhas gerais, a Nike chegou à um patamar de excelência muito elevado com o modelo Air Max, e como sabemos, não se mexe em time que está ganhando. O modelo 2016 traz algumas melhorias, mas estruturalmente podemos dizer que há pouco o que ressaltar em comparação ao seu modelo anterior, o Air Max 2015.

Umas das provas disso é o seu preço, no site oficial da marca o modelo 2016 foi lançado ao preço de R$699,90, enquanto o seu modelo anterior ainda se encontra (mesmo em sites de grandes descontos) com o mesmo preço!

Então, como está o Nike Air Max 2016?

 CabedalNike Air Max 2016 - preto cabedal

O seu cabedal permanece sendo fabricado com o material mesh, uma malha extremamente respirável, que oferece uma eficiente ventilação, mantendo o conforto de pés sempre secos para os corredores.

Mas podemos notar que a aparência do cabedal do Air Max 2016 demonstra um aspecto mais inteiriço, como se fosse uma única peça encaixada sobre o solado. Isso pode ser devido ao fato de que este modelo possui poucas aplicações em sua malha, como aquelas “curvinhas gráficas” que podemos encontrar na parte dianteira do cabedal e em todo o calcanhar do modelo 2015. Esta é uma alteração em que muitos interpretam como apenas estética, mas se analisarmos um pouco mais, estas aplicações (principalmente na caixa dos dedos) pode oferecer um tipo de resistência ao logo da corrida, quando os pés precisam de total flexibilidade do cabedal durante cada impacto e também pelo fato de que os pés sempre incham um pouco durante as corridas.

Uma das principais vantagens da malha usada pela Nike nos modelos 2015 e 2016 é que ela oferece um tipo de compressão inteligente, que se ajusta ao pé e à cada movimento feito durante a corrida, oferecendo o mínimo de resistência possível desde os dedos até os tornozelos.

Nike Air Max 2016 - tras

Uma novidade interessante a respeito da tecnologia Flywire, que ganhou uma versão mais refinada que, esteticamente, parece ocupar menos espaço nas laterais dos sapatos. Para quem não se lembra o que é Flywire, aqui vai uma breve descrição: os cabos Flywire são fios que se encontram nas laterais do tênis e por onde passamos os cadarços. Com esta tecnologia podemos ajustar melhor a pressão dos cadarços, além disso o Flywire ajuda a reduzir a compressão que os cadarços provocam durante determinados movimentos na região medial dos pés. Uma solução simples mas que proporciona uma passada firme, segura e estável.

O Air Max 2016 apresenta um novo posicionamento dos cabos Flywire, mas isso não altera o desempenho que tal tecnologia se propões. A vantagem nisso é que a compressão na lateral dos pés foi ainda mais reduzida!

O novo modelo da Nike apresenta uma mesma estrutura em relação à língua do tênis que é embutida ao resto do cabedal, aquele maravilhoso estilo sock que cria uma espécie de luva que envolve todo o pé. Isso evia que a língua do calçado se desloque para as laterais e contribua para a eliminação de costuras internas. Outra vantagem que se mantém no Air Max 2016, um alívio para quem já sofreu com a fricção destas costuras durante o treino e ganhou de presente algumas bolhas. Conforto e segurança definem perfeitamente o cabedal deste tênis para corrida!

Entressola 

Nike Air Max 2016 - vermelhoA entressola do Air Max 2016 continua a mesma do seu modelo anterior. Todo o seu comprimento possui cápsulas de ar que são produzidas em PU (Poliuretano) e recobertas por material translúcido, acima desta estrutura encontramos uma camada de espuma Cushlon, que possui ranhuras que se integram perfeitamente à plataforma da entressola Air Max. Estas duas estruturas juntas proporcionam um amortecimento super leve, ampliando a sensação de movimento natural dos pés.

Solado 

Nike Air Max 2016 - soladoAssim como a entressola, o solado do Air Max 2016 continua o mesmo da versão anterior. Composto por borracha de carbono a sola deste Nike garante durabilidade e ajuda a reduzir o peso total do solado. Sua estrutura apresenta ranhuras estrategicamente posicionadas e mini waffles que garantem ao corredor mais flexibilidade e tração a cada passada.

Em seu modelo anterior a Nike fez uma jogada de mestre: retirou sua logo do solado. O resultado disso foi algo nunca visto, pois os calçados falsificados possuíam o logotipo mas o original não. No modelo 2016 a logo volta ao seu lugar e deixa a pergunta: será que os falsificados chegarão ao mercado com ou sem a logo?

E por falar nisso, o shoosh (como é chamado carinhosamente o logotipo da Nike) do cabedal mudou de posição, antes ele se encontrava na lateral do modelo 2015, no Air Max 2016 o logotipo foi colocado em cima da parte frontal do tênis, está maior e mais visível!

Conclusão 

Nike Air Max 2016 - femininoO 11º modelo do Air Max chega ao mercado sem grandes novidades, mas nos faz questionar se as tecnologias investidas nestes pares de tênis precisam mesmo de grandes mudanças?

Até agora o Air Max tem atendido satisfatoriamente seus usuários nos quesitos que todo corredor espera de um bom tênis para corrida: amortecimento, retorno de energia, estabilidade, respirabilidade, tração e segurança.

Com a chegada do Air Max 2016 também conseguimos avaliar que a Nike ouve e atende seus clientes, pois a única mudança significativa, que foi a melhoria dos cabos Flywire, veio a partir de reclamações de corredores que notaram uma compressão maior do que o desejável desta parte do tênis.

Como já adiantamos, este novo Nike chega ao mercado com o preço nivelado com o seu antecessor Air Max 2015. Sua venda ainda não está disponível de forma ampla, pois até a data desta publicação, encontramos sua venda apenas no site oficial da marca.

Veja Mais Modelos [+]