Nike Air Max 2015

A Nike foi uma das pioneiras na tecnologia de amortecimento. Ainda quando a boa e velha espuma EVA se destacava como principal material usado para promover um amortecimento inovador da época. Porém, assim como pioneira, a Nike também foi a primeira empresa a admitir que o EVA possuía um problema: se achatava rapidamente. Isso dava aos tênis de corrida uma vida útil muito curta.

[Atualização] Veja aqui a análise do tênis Nike Air Max 2017.

Então, como toda empresa, a Nike volta seu olhar para o desenvolvimento de tecnologia de amortecimento. Contrata cientistas e engenheiros que dariam conta do recado. Depois de algum tempo, a Nike lança sua linha Nike Air Max que, como inovação principal, traz em sua entressola uma espécie de air-bag que, na verdade são cápsulas de ar altamente resistentes. Estas cápsulas produzidas em PU (Poliuretano) gerou muita descrença. O público não acreditava que fosse possível tal tecnologia. Mas a Nike vem evidenciando cada dia mais este sistema, não só sensorialmente, mas também visualmente, já que desde sua criação em 1987 é cada vez mais visível estas cápsulas presentes na entressola.

Nike Air Max 2015 - Varios

Agora a Nike lança a 10ª evolução do modelo: Nike Air Max 2015. Será que teremos muitas novidades neste novo tênis de performance?
Nike Air Max 2015 - Superior Não muita! A parte superior pode até trazer uma nova roupagem, mas o seu sistema de amortecimento ainda se baseia na mesma unidade de cápsulas de ar de 2014. Seu novo design traz uma parte superior com estética marcante, com estampas gráficas e cores em degradê. Mas, infelizmente, a beleza de um tênis não elimina as dores em seus joelhos ao final de um treino de alta performance. Queremos desempenho, será que a Nike poderá suprir as necessidades de um atleta?

Bom, como já dissemos, a entressola do Air Max 2015 é a mesma usada em seu antecessor de 2014. Todo o seu comprimento possui cápsulas de ar recoberta por material translúcido, acima desta estrutura encontramos uma camada de espuma e abaixo está a sola, que é uma folha relativamente grossa de borracha.

Nike Air Max 2015 - SuperiorSua palmilha também é a mesma que encontramos no modelo 2014: uma espuma milimétrica moldada anatomicamente e colada sobre a entressola. O que gera uma camada de maciez que responde aos impactos, o que muitas vezes foi atribuído erroneamente ao sistema de amortecimento Air Max.

Neste tênis podemos apontar a transição como um ponto forte. Mesmo que o material de entressola e solado sejam os mesmos do ano passado, é bom reforçar que este material colabora na transferência de peso, nos fazendo sentí-lo de forma uniforme.

Na edição de 2015 tem uma novidade estética em seu air bag visível, que traz em sua superfície uma estampa onde lemos ‘AirMax’, além de um fundo também colorido. E ainda, para aqueles que possuem acesso à Nike ID em do seu país, tem a opção de personalizar sua entressola escolhendo suas cor.

Nike Air Max 2015 - SoladoNo modelo AM15 encontramos em sua sola uma novidade. E raridade também. Neste novo modelo não encontramos o logotipo da Nike. No modelo antigo o logotipo foi, por muitos consumidores, classificado de ‘brega’. O que nos resta saber é se a Nike concordava com esta classificação ou se foi apenas um corte de gastos em borracha.

Mas há um lado bom para a Nike retirar sua logo? Bom, se procurarmos no Google pelo AM15 encontraremos réplicas fiéis desse tênis para comprarmos, porém em sua grande maioria elas possuem o logotipo no solado. Então podemos dizer que, pela primeira vez na história, a ausência de um logotipo é justamente a referência de autenticidade de um produto.

Nike Air Max 2015 - Lateral topO que nos parece é que a Nike investiu seus recursos em um tênis com maior conforto. Para isso modificou radicalmente sua estrutura superior. O modelo 2015 vem com uma malha diferente da usada anteriormente, mais leve e com melhor ventilação. Em suas laterais traz malhas de camada única com perfurações. E a novidade é a língua do tênis, que desta vez não é um item separado, mas sim parte de um tecido esponjoso que se inicia perto dos dedos dos pés, essa modificação permitiu uma novidade: já que a língua passa a ser um componente embutido ao restante do tênis, criou-se uma espece de luva interna. Isso acontece devido ao número quase inexistente de costuras na parte interna do tênis.
Nike Air Max 2015 -TrasOutro ponto notável no quesito conforto, é a redução do peso deste modelo. O AM14 pesava cerca de 414g, já o AM15 reduziu seu peso para agradáveis 382g. Tudo isso se deu pelo investimento em sua parte superior, já que seu solado é o mesmo.

Contudo, o que podemos dizer é que o Nike Air Max 2015 não traz modificações em sua estrutura que realcem sua performance como tênis de corrida, mas quanto ao conforto podemos dar à esse novo modelo da Nike todos os elogios cabíveis.

 

Veja Mais Modelos [+]