A Importância do Reforço Muscular para Corredores

Reforco-Muscular-Para-CorredoresÉ comum entre os corredores o desgosto por academia e musculação. Para a maioria pode parecer massante ter que ficar em um ambiente fechado, já que a corrida nos proporciona o bem estar trazido pelo ar livre.
Mas isso é um fato que deve ser revisto para quem corre. O reforço muscular é uma prática que deve ser intercalada aos treinos de corrida. E nesse artigo explicaremos o porquê!
Durante o passar dos anos o nosso corpo tende a sofrer perdas em três pontos principais: resistência, elasticidade e musculatura.

Ao correr garantimos a nossa resistência, já que esta prática melhora o funcionamento do nosso sistema cardiovascular e traz aumento em nossa oxigenação, além de garantir a boa forma física. A nossa elasticidade pode ser mantida por sessões de alongamentos, RPG, Pilates ou Yoga (um outro assunto que abordaremos mais tarde em nosso site). E a nossa musculatura? Pois bem, a corrida nos traz resistência, mas do que adianta ter um fôlego exemplar sem que o nosso corpo tenha a força necessária para nos manter durante o treino? A resposta pode estar justamente no reforço muscular.

Durante a corrida entramos em um estado “automático”, pois na maior parte do tempo do treino movimentamos nossos grupos musculares da mesma forma. Isso nos deixa despreparados para uma movimentação surpresa que exija uma resposta rápida e precisa dos nossos músculos, como desviar de alguma coisa, dar um salto ou qualquer movimento inesperado. Imprevistos, como a mudança repentina de terreno, podem acarretar em lesões. E esse é um dos principais pontos positivos do condicionamento muscular.

O fortalecimento dos nossos músculos nos deixará preparados para qualquer eventualidade durante o treino. Essa prática proporcionará uma melhor resposta dos nossos ossos, músculos e articulações. Salvo em caso de fadiga muscular por excesso de exercício, trabalhar nossa musculatura ajudará a prevenir lesões tão comuns em corredores. (Quer saber mais sobre lesões adquiridas durante a corrida? Acesse nosso artigo clicando aqui!).

Outro ponto positivo é a melhora da qualidade do nosso treino. Sem uma musculatura preparada nosso corpo pode não responder adequadamente ao nossos esforços durante a corrida. Fortalecer os músculos nos trará força e potência, melhorando o nosso desempenho durante a corrida e trazendo melhores resultados em tempo e distância.

Além de evitar lesões e potencializar nosso rendimento, a prática da musculação nos agrega outros pontos positivos, como a melhora da nossa postura durante a corrida e nos proporciona mais conforto durante o treino, reduzindo aquelas fisgadas ou fadigas musculares. Treinar sem tanto sofrimento pode ser um dos desejos mais sonhados para quem corre, e a resposta pode estar no fortalecimento muscular.

Dicas de exercícios para corredores

Alguns exercícios são mais específicos para quem pratica corrida. Pois além de obter as vantagens que o aprimoramento muscular traz aos corredores, o ponto alto é trabalhar para que se possa adquirir corretamente uma ampliação do sistema locomotor.

Mulher-Correndo

Com este foco, a recomendação está na prática de exercícios multiarticulares, ou seja, exercícios que trabalham mais de um grupo de músculos e articulações ao mesmo tempo. Para quem corre este tipo de treino é o ideal, já que o objetivo é a melhora muscular geral e não a hipertrofia de músculos específicos.

E aqui indicaremos os mais recomendados para corredores:

Agachamento livre: este exercício trabalha os grupos musculares das coxas e glúteos.

Afundo (mergulho): além de trabalhar o quadríceps (coxa) e glúteos, tem como foco secundário os músculos posteriores e adutores da coxa.

Como complemento indicamos o Salto Horizontal, este exercício garante a eficácia de movimentos que evolvem explosão muscular, trabalhando as coxas e panturrilhas. Além disso ajuda no fortalecimento das articulações dos pés e joelhos.

Muitos corredores focam apenas nos membros inferiores deixando de lado exercícios que trabalham a parte superior. Um erro. Exercitar nossos membros superiores também trará vantagens para o treino de corrida. Esta prática atuará diretamente em dois pontos essenciais para corredores: estabilidade e postura. Pode não parecer, mas quando corremos também exigimos grande esforço dos nossos ombros e costas. Para isso indicamos alguns exercícios.

Supino Reto: trabalha peitoral, ombros e tríceps.

Remada Alta: reforça ombros e trapézio.

Flexão de braços: além de trabalhar os músculos dos braços e peitoral, este exercício é um dos que nos oferecerá melhores condições para adquirir uma postura correta, fator essencial para um bom desempenho durante a corrida.

Frequência de treinos: musculação e corrida

Tudo em excesso faz mal, inclusive exercícios físico. A recomendação é intercalar os treinos de musculação com os treinos de corrida, evitando que os pratique no mesmo dia. Para iniciantes, tanto em corrida como em musculação, o ideal é que haja um período de adaptação de 4 semanas com treinos leves e de pouca intensidade e só assim partir para práticas que exijam mais esforço.

Claro que são dicas. Cada um de nós possuímos particularidade e necessidades específicas. Portanto o ideal é que sejamos acompanhados por profissionais que irão nos auxiliar durante os treinos. Em especial na musculação, pois a prática destes exercícios de forma incorreta pode acarretar em lesões bastante sérias.

E ainda cabe salientar que todo o nosso treino deve conciliar com uma boa alimentação e hidratação. Repor nutrientes e líquidos perdidos durante os exercícios de fortalecimento muscular e corrida nos trará melhores condições para praticá-los.

Conclusão

Correr é uma prática que não só oferece incontáveis vantagens para a nossa saúde, mas que atua diretamente em nosso bem estar. Conseguir resultados mais eficientes não está ligado apenas a nossos esforços durante o treino. Nosso corpo precisa de condições especiais para que possamos alcançar nossos objetivos como corredores. E o reforço muscular oferece grande parte do que necessitamos para uma melhor performance em nossas corridas.