Suplementação Alimentar para Corredores

Suplementação Corredores (2)Muitas vezes os corredores focam apenas nos aspectos básicos da corrida como um bom tênis de corrida, a quantidade e qualidade do treino. Mas isso é só uma parte dos elementos que precisam ser observados. Há outros fatores que devem ser levados muito a sério. Aqui em nosso site já publicamos artigos sobre: lesões musculares, reforço muscular para corredores, tipos de pisada, tênis recomendados para pronadores, etc.

Hoje falaremos sobre dois temas que merecem atenção: suplementação alimentar e hidratação para corredores.

A primeira coisa que devemos lembrar é que o nosso site Tênis Para Corrida, tem a intenção de informar da maneira mais clara possível, mas em nenhum momento aconselha que o conteúdo deste artigo seja usado como única fonte para que corredores decidam por si qual suplemento irão usar, pois isso deve ser feito com o auxílio de um profissional. Recomendamos que um Nutricionista seja consultado para que juntos decidam quais as reais necessidades do seu corpo e qual é a suplementação mais adequada de acordo com seu ritmo de treino.

 

Mas o que é suplementação?

A suplementação alimentar é a inclusão de determinadas substâncias na dieta do atleta. Estas substâncias são comercializadas de forma isolada por meio de cápsulas, barrinhas, shakes, comprimidos e gel. São os conhecidos suplementos.

Ao consumir algum destes suplementos, o atleta estará repondo ou prevenindo que seu corpo sofra pela falta de alguma substância como, por exemplo, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

A Suplementação muitas vezes é feita de forma errada, pois o recomendado é que só seja feita caso o atleta não consiga suprir suas necessidades nutricionais apenas por meio de uma alimentação balanceada. O que nos faz lembrar de dizer que, mesmo que seja um suplemento, jamais deve ser consumido com a intenção de substituir as refeições.

Suplementacao Corredores - Boa alimentacao

Claro, há também a suplementação para que determinados objetivos sejam alcançados. O mais comum é a perda de gordura corporal e o ganho de massa muscular, especialmente para quem frequenta academias.

Mas no caso de corredores o foco é outro!

Adiantamos que em nossas pesquisas um fato foi recorrente: corredores que optam por treinos mais leves (abaixo de 60min) são sempre orientados a buscar suprir as necessidades nutricionais por meio de uma dieta balanceada que oferecerá naturalmente as substâncias que seu corpo precisa. A suplementação só foi indicada para quem treina por mais de 60min ou para corredores de meia maratona e de maratona.

O motivo para que corredores de alta performance façam a suplementação é justamente pelo fato de que necessitam repor nutrientes e prevenir desgastes frequentes em seu corpo em consequência do tipo de treino praticado.

Em meio à uma lista gigante de suplementos, os mais indicados para corredores foram estes:

Gel de Carboidrato

 A principal função do Gel de Carboidrato é repor ou fornecer energia e ele pode ser encontrado com duas fórmulas diferentes. O primeiro é feito à base de carboidratos simples, que proporcionam um rápido aumento de energia para o atleta. O segundo tipo de gel é feito à base de carboidratos complexos, que liberam energia para nosso sistema por um período de tempo mais prolongado.

Há também alguns géis que possuem Sódio em sua composição, que ajuda a acelerar a absorção do gel pelo organismo e evita cãibras.

BCAA (Branched Chain Amino Acids)

BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada, o uso deste suplemento é recomendando tanto antes dos treinos – para evitar fadiga muscular, quanto depois dos treinos – para oferecerem recuperação muscular.

Suplementação Corredores (1)

Mais uma vez ressaltamos que o BCAA é recomendado para corredores de longa distância, pois praticantes de atividades mais leves podem evitar a fadiga e conquistar a recuperação muscular por meio de uma alimentação balanceada que ofereça carboidratos, vitaminas, proteínas e minerais.

Proteínas

As proteínas são um caso clássico de suplementação para quem deseja ganhar massa muscular. Porém, no caso dos corredores, os quais ganhar músculos não costuma ser o foco, a proteína pode beneficiar na recuperação muscular. Mas não é uma regra, pois no caso das proteínas, o corredor pode consumir doses adequadas por meio de uma alimentação balanceada, dispensando a suplementação.

Vitaminas e minerais

A suplementação de vitaminas e minerais necessita de um alerta. Neste caso há um risco eminente de serem prejudiciais. O mau uso destes suplementos podem afetar o funcionamento do nosso organismo, pois são essenciais para o regulamento adequado de diversos processos fisiológicos.

Aqui, mais do que nunca, recomendamos a orientação de um nutricionista. Mas a nossa dica é de que vitaminas e minerais são muito mais bem ministrados por meio da alimentação. Frutas, verduras e legumes são suficientes para manterem seu corpo com a dose certa destes nutrientes!

Termogênicos

Suplementação Corredores (4)Os Termogênicos são suplementos que aceleram o metabolismo, conseqüentemente faz aumentar o gasto calórico e a queima de gordura. Neste caso são indicados para quem deseja perder gordura e ganhar definição muscular, objetivo de muitas pessoas que se iniciam na corrida.

Porém, é preciso cuidado no uso dos Termogênicos. Em sua grande maioria são à base de cafeína, sendo contraindicados para quem tenha problemas gástricos e, por agirem como estimulantes, podem ser prejudiciais àqueles que apresentam doenças cardiovasculares.

Um alerta para nossos leitores é que prestem atenção quanto ao uso de Termogênicos, pois muitos que estão no mercado possuem substâncias que não são aprovadas pela ANVISA e por isso são proibidos!

Hidratação

Suplementação Corredores (5)O que talvez muitos não saibam é que a suplementação pode ser feita também por meio da hidratação.

Neste caso a melhor alternativa sempre será a água! Além de manter seu corpo hidratado e repor os líquidos perdidos durante o treino, a água atua em outras funções também importantes como, por exemplo, na quebra das moléculas de carboidratos para a produção de energia, pois isto só ocorre por meio da hidrólise, ou seja, por meio da ação da água. Beber água da forma correta é também um meio de garantir a energia que seu corpo precisa para treinar com eficiência. Por tanto, durante os treinos, recomenda-se o consumo de 500ml a 750ml de água por hora de atividade.

Outro tipo de suplementação por meio da hidratação é o uso de Isotônicos. Esta bebida é muito conhecida por atletas e pode ser consumida sem muitas restrições. Mas o indicado é que seja consumida após os treinos, pois ajudam a repor a perda de substâncias como sódio, potássio e magnésio que são expelidos por meio da transpiração. A reposição continuada destas substâncias podem evitar cãibras e fadigas musculares, pois esta bebida compensa a perda de fluidos que atenuam algumas respostas inflamatórias resultantes da prática de exercícios físicos.

Conclusão

A corrida, o esporte mais praticado em todo mundo, é muito versátil e pode ser realizada de forma arcaica ou até os mais altos níveis de sofisticação. Ao fazer uso das tecnologias mais modernas e das descobertas mais recentes da biologia e nutrição você irá obter resultados muito mais significativos e ao mesmo tempo obter um maior nível de proteção para seu corpo. A ciência é sua aliada, use-a com sabedoria!

Suplementação Corredores (3)