Nike LunarGlide 9

O LunarGlide faz parte da linha de calçados de estabilidade da Nike e foi projetado para dar suporte aos corredores com pisada levemente pronada. Nesta nova edição o modelo apresenta algumas atualizações no cabedal que melhoram a estabilidade do Nike LunarGlide.

Mas se você quer saber todos os detalhes do Nike LunarGlide 9, basta conferir o nosso review por completo! Confira:

Cabedal

O cabedal do LunarGlide 9 é confeccionado com a malha Jacquard, que consiste em um tecido que possui um entrelaçamento estratégico dos fios, desta forma é capaz de garantir maior elasticidade, resistência e durabilidade ao cabedal. Possui, ainda, tramas abertas que fornecem um excelente fluxo de ar, conferindo uma excelente respirabilidade ao tênis.

Nike LunarGlide 9 possui ainda uma camada interna de malha fina e respirável que cobre confortavelmente toda a parte frontal do pé. Esta membrana ainda une a lingueta ao restante do cabedal, evitando que ela deslize durante o treino.

O cabedal deste modelo Nike não possui costuras, um ponto positivo que evita pontos de fricção entre o cabedal e a pele do pé. Sendo assim, LunarGlide 9 garante uma corrida confortável e segura, pois a ausência de costuras elimina o risco bolhas e escoriações.

Nike LunarGlide 9 apresenta uma nova configuração dos cabos Flywire que, comparando com as versões anteriores, estão mais grossos e com uma textura mais macia. Outra novidade é que agora eles estão cobertos pela malha do cabedal. Desta forma, além de deixar o tênis com um visual mais limpo, esta atualização permite que os cabos Flywire fiquem mais protegidos contra possíveis condições abrasivas, conferindo, assim, mais durabilidade e segurança ao calçado.

A tecnologia Flywire é responsável por boa parte da estabilidade dos tênis Nike. Conectados diretamente com o sistema de amarração dos cadarços, os cabos cumprem a função de oferecer um ajuste firme e personalizado ao mediopé. Garantindo estabilidade e segurança durante dota a corrida.

Uma outra atualização está no contraforte traseiro. Na versão passado do LunarGlide o contraforte era composto por uma sobreposição de material sintético que se fundia à malha. Agora, no Nike LunarGlide 9 o contraforte tem um reforço maior, pois sua construção é feita de TPU, um material termoplástico que confere mais resistência e uma clipagem mais rígida ao contraforte. Esta unidade em TPU se encontra na parte externa do calcanhar. A função do contraforte é garantir estabilidade ao calcanhar, evitando que ele se movimente de maneira indesejada ou acidental durante a corrida.

Para garantir ainda mais conforto, LunarGlide 9 apresenta colarinho e lingueta bastante acolchoados e com um forro muito macio. Estas características são importantes pois ajudam a combater a desagradável sensação de pressão que um ajuste firme pode acarretar.

Entressola

A 9ª versão do LunarGlide mantém o mesmo sistema de amortecimento, que consiste em uma entressola de dupla densidade composta por dois tipos de espuma. Sua construção é feita a partir da espuma Lunarlon que é envolta pela espuma Phylon, ambas desenvolvidas pela Nike.

Estes dois tipos de espuma resultam em uma entressola macia e que fornece suporte. Em especial, a espuma de tecnologia Lunarlon é um material leve, durável e resiliente que confere ao LunarGlide um alto poder de absorção de impactos e um eficiente retorno de energia.

LunarGlide 9, por ser uma calçado de estabilidade, apresenta a tecnologia Dynamic Suport. Esta tecnologia é composta por uma parte da entressola que possui maior densidade. Localizada na região interna do mediopé, ela tem a finalidade de oferecer suporte ao arco. Desta forma, corredores e corredoras que têm uma maior tendência aos movimentos de pronação recebem este apoio que garante uma movimentação mais natural dos pés. Sendo assim, o Dynamic Suport proporciona um ciclo de marcha mais eficiente e passadas mais estáveis.

Na entressola do Nike LunarGlide 9 ainda podemos encontrar um crash pad (“almofada de impacto”) na região do calcanhar. Ele foi desenvolvido para garantir uma absorção de impactos mais eficiente, capaz de evitar vibrações excessivas que desestabilizam a faze final das transições, que é o momento em que realizamos o impulso.

Solado

O solado do LunarGlide 9 é composto pela extensão da entressola, que formam 4 blocos na antepé e 1 bloco no calcanhar. Cada uma dessas extensões recebe cortes a laser que formam ranhuras. Esse recurso foi desenvolvido para fornecer flexibilidade e tração ao tênis, além de melhorar a absorção de impactos e otimizar sua capacidade de resposta.

Além do solado, estes cortes a laser podem ser vistos na lateral da entressola. Sua presença nesta região do calçado tem a função de melhorar a sensação de maciez do Nike LunarGlide 9.

Esta configuração de solado gera muitas controvérsias em relação à durabilidade e aderência do calçado. Porém, muitos corredores experientes alegam que nenhuma dessas características foram prejudicadas.

Conclusão

Nike LunarGlide 9 é um tênis para corrida que fornece muito conforto, leveza e suavidade. Sua flexibilidade é um ponto forte do calçado e que faz jus aos elogios que recebe. Seu desempenho e suporte garantem menor desgaste físico, mesmo em corridas de longa distância.

Algumas pessoas alertam para o fato de que LunarGlide 9 não oferece suporte eficaz para pessoas de pisada pronada. Mas esta crítica negativa é embasada em falta de informação, já que a Nike possui modelos de estabilidade específicos para cada tipo de pronação: para pronadores severos a marca oferece o modelo Nike Odyssey, para pronadores médios temos o modelo Nike Air Zoom Structure, e temos o Nike Lunarglide 9, que foi desenvolvido para pessoas de pisada levemente pronada, podendo ser utilizado até mesmo por pessoas de pisada neutra que procuram um pouco mais de estabilidade.

Características Técnicas do Nike LunarGlide 9

  • Bom para: treinos | provas
  • Categoria: estabilidade
  • Pisada: pronada | neutra
  • Peso: 263g (tamanho 41)
  • Drop: 10mm
  • Preço sugerido: R$469,90
Veja Mais Modelos [+]