Nike Air Zoom Structure 21

Structure é um tênis para corrida que faz parte da linha de calçados de estabilidade da Nike, oferecendo um excelente controle de movimento, proporcionando pisadas mais naturais a corredores e corredoras de pisada pronada. A nova versão do Nike Air Zoom Structure apresenta atualizações que o tornou mais leve e confortável, além de melhorar o seu suporte durante a corrida.

Hey! Tem versão nova deste modelo, sabia? Para conferir o review, clique aqui!

Quem é adepto ao modelo deve conferir por completo as novidades do Nike Air Zoom Structure 21, pois as notícias que correm por aí é que ele está ainda melhor! Confira:

Cabedal

Graças à uma atualização em seu cabedal, o Nike Air Zoom Structure 21 ganha durabilidade e perde peso. Seu cabedal mantém a tecnologia Flymesh, que consiste em uma Engineered Mesh (malha projetada) de peça única, isso quer dizer que o cabedal não possui costuras, fator que resulta em mais conforto e segurança, pois elimina os pontos de fricção que causam bolhas durante o treino.

Então, se a Nike manteve a tecnologia Flymesh, o que mudou? Bom, além de um visual muito mais sofisticado, a marca fez uma adição aos material utilizado na construção do cabedal que, agora, passa apresentar monofilamentos expansíveis que se perpassam as tramas da Engineered Mesh.

Para quem não conhece o material Monofilamento, são fios de composição sintética. Neste caso, a Nike utiliza fios de Nylon, que na verdade é o mesmo material que os pescadores usam pra fazer suas redes de pesca. Sim, esse tal de “monofilamento” está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos!

Voltando ao cabedal do Air Zoom Structure 21, nos vem a seguinte pergunta: o que essa atualização no Flymesh agrega ao calçado?  Bom, com os monofilamentos expansíveis, o fluxo de ar no calçado fica muito mais intenso, pois ele permite que o ar passe pelas tramas da malha com muito mais facilidade. Sendo assim, Structure 21 oferece mais conforto do que seu antecessor, pois seu novo cabedal garante uma corrida com os pés frescos e livres do suor.

Mais um benefício que vale ressaltar já está no próprio nome “monofilamentos expansíveis”, ou seja, é a sua capacidade elástica. Isso faz com que a malha se expanda e contraia de forma dinâmica, rápida e ágil,  o que resulta em um ajuste personalizado capaz de atender diversos formatos de pé. Além disso, o cabedal do calçado ganha uma excelente flexibilidade.

Outra vantagem dos monofilamentos é que ele é um material muito mais leve do que aqueles utilizados tradicionalmente, isso fez com que a nova versão do Structure perdesse alguns gramas. E para quem pensa que leveza é sinônimo de fragilidade, se engana quando se trata deste material, pois sua resistência é muito maior, o que garante ao Nike Air Zoom Structure 21 um cabedal bem mais durável do que seu modelo anterior.

Structure 21 mantém o DynamicFit System, que é um sistema de ajuste que envolve a região do mediopé para garantir estabilidade durante a corrida. No caso do Nike Structure 21, este sistema foi redesenhado, passando a ocupar uma área menor do calçado, garantindo menos peso e mais conforto sem afetar o desempenho do seu suporte.

O sistema DynamicFit, basicamente, funciona com o trabalho conjunto de algumas estruturas do calçado. A língua do  Structure 21 faz parte deste sistema, ela possui pouco enchimento de espuma e está interligada a uma membrana interna que envolve o mediopé como uma luva. Enquanto isso, logo que os cadarços são amarrados, dois cabos FlyWire, presentes em cada um dos dois últimos furos superiores, entram em ação. Nesse mesmo instante é possível sentir como o calçado trava o pé puxando-o para baixo, gerando uma sensação de ajuste firme, como todo tênis de estabilidade deve oferecer.

Dessa forma, Structure 21, gera um sistema de apoio para o arco do pé que garante controle de movimento, passadas mais estáveis e ajuste seguro. Sendo assim, este é um calçado direcionado para corredores e corredoras de pisada pronada.

Na edição do Nike Air Zoom Structure 21, ainda podemos notar a adição de um contraforte de clipagem mais rígida. Isso melhora o bloqueio do calcanhar durante a corrida, mantendo seus movimento mais estáveis e naturais. Além disso, o tendão de Aquiles também passa a ter mais suporte, evitando lesões, impactos e irritações.

Entressola      

A 21ª versão do Nike Air Zoom Structure apresenta a mesma entressola que o seu antecessor. Sua composição apresenta dupla densidade gerada pelo uso de das espumas Phyon e Cushon, ambas desenvolvidas pela Nike. Essa combinação de densidades faz com que a energia gerada pelos impactos seja distribuída de forma homogênea, resultando em um amortecimento de firmeza moderada, porém, dinâmico, responsivo. Toda essa estrutura faz parte da tecnologia Dynamic Suport, desenvolvida para fornecer suporte àqueles que possuem pisada pronada.

Na região do antepé, a entressola do Structure 21 apresenta uma unidade Nike Air Zoom. Essa peça é basicamente uma bolsa de ar que possui uma estrutura interna fibrosa. No momento da transição, quando a região frontal do pé entra em contato com o chão, as fibras internas se contraem para que, ao final da transição, elas voltem ao seu formato normal. Este mecanismo permite que o calçado impulsione o atleta para frente. Sendo assim, a tecnologia Nike Air Zoom garante que durante a corrida possamos poupar energia e sofrer menos com o desgaste físico.     

Solado

O solado do Nike Air Zoom Structure 21 permanece com a mesma composição que a edição anterior. Ele apresenta, em sua maior parte, o famoso design de padrões Waffle desenvolvido pela Nike, que fornece ao calçado tração e aderência. Essa porção de solado Waffle é composto com Duralon Blown Rubber, uma borracha sintética de baixo peso. Durante sua fabricação a borracha passa por um processo onde são formadas micro bolsas de ar que, além de reduzir o peso do solado, fazem com que o material se torne mais flexível e ganhe uma leve capacidade de amortecimento e retorno de energia.

Já ao longo de toda a lateral externa da sola, podemos notar a presença de uma rubber strip composta pela borracha de alta resistência BRS1000. Estas “listras de borracha” otimizam a tração do calçado e protegem locais onde o desgaste é maior, fornecendo segurança e durabilidade para o Structure 21.

Uma pequena melhoria no desenho do solado pode ser notada. Agora ele se apresenta mais rente ao solo, o que oferece ainda mais estabilidade durante a corrida.

Conclusão

Com um controle de movimento moderado, Nike Structure 21 é indicado para corredores e corredora que apresentam pronação suave ou média. Além disso, as melhorias nele investidas conseguem oferecer mais conforto e durabilidade ao tênis ao passo que mantém a qualidade e desempenho apresentados em versões anteriores.

A versão atual do modelo já pode ser adquirida nas melhores lojas de departamento online e também no site oficial da Nike. Structure 21 chegou às prateleiras com boas opções de cor que atendem desde o usuário discreto ao mais vibrante.

Nike Air Zoom Structure 21 fará jus à sua escolha.

Características Técnicas do Nike Air Zoom Structure 21

  • Bom para:  treinos de rodagem
  • Categoria: estabilidade
  • Pisada: pronada
  • Peso: 295g (tamanho 41)
  • Drop: 10mm
  • Preço sugerido: R$499,90
Veja Mais Modelos [+]