Nike Air Vapormax

A primeira vez que a Nike introduziu em seus produtos a tecnologia Air de amortecimento foi em 1979. Rapidamente ela se transformou em uma peça insubstituível para os calçados de basquete, tennis e, claro, de corrida.

Mas a tecnologia da Nike, que utiliza ar como principal elemento para o amortecimento em seus tênis para corrida, realmente se tornou em um marco de revolução e referência quando a marca colocou no mercado seu modelo Nike Air Max que, neste ano (2017), completa seu 30º aniversário.

Para celebrar em grande estilo esta corrida que teve largada em 1987, a Nike decidiu realizar um evento e antecipar o lançamento de um dos produtos mais aguardados que a marca já desenvolveu: o Nike Air Vapormax, que carrega a estrutura de amortecimento Air Max completamente redesenhada.

Bom, além de despertar muita curiosidade, este novo tênis para corrida promete renovar os votos de compromisso e qualidade que a Nike fez com todos os praticantes de corrida. Por isso, o nosso review de hoje te mostrará tudo sobre o que poderemos esperar do desempenho do Nike Air Vapormax!

Cabedal

O tênis para corrida Vapormax apresenta um cabedal extremamente leve por ter sua construção em Flyknit. Esta tecnologia têxtil, desenvolvida durante quatro anos pela equipe Nike, consegue entregar flexibilidade, firmeza no ajuste, respirabilidade e conforto extremo. O cabedal recebe material de excelente qualidade e, por ter sua construção feita com a técnica do tricô, permite que apenas uma camada seja necessária para dar vida à parte superior do calçado. Com nota de 83 pontos no Guia Tênis, esperávamos que a avaliação do Nike Air Vapormax deveria ser melhor.

Outra vantagem é que, por não apresentar sobreposições de tecido, o cabedal em Flyknit não necessita de costuras, um fator que elimina pontos de fricção com a pele do pé, pontos de resistência ou perda de elasticidade e, de quebra, concede durabilidade ao produto. Mas para garantir um calçado com cabedal realmente durável, possui fusões sintéticas na biqueira e no calcanhar, evitando que ações abrasivas acelerem o desgaste do tecido.

Outra importância destas camadas sintéticas fundidas ao cabedal está na aplicação presente no calcanhar, que tem como função criar um contraforte. Desta forma, além de sustentabilidade para o cabedal, este contraforte oferece suporte aos movimentos do calcanhar, colaborando para a estabilidade de cada transição.

No cabedal ainda podemos encontrar a tecnologia FlyWire, que basicamente são fios extremamente leves e resistentes que se encontram nas laterais do cabedal. Suas pontas superiores formam uma pequena passagem para que os cadarços possam passar pelos cabos e, assim, concluírem o mecanismo pelo qual o FlyWire é responsável: garantir estabilidade na parte superior do calçado.

Por não possuir sobreposições que dão sustentabilidade ao cabedal, podemos notar que o último cabo FlyWire tem sua saída na região do calcanhar. Sendo assim, quando realizada a amarração do cadarço, será possível sentir o contraforte traseiro se encaixando no calcanhar.

Em linhas gerais, o cabedal do Nike Vapormax surpreende por ser extremamente leve sem perder qualidade, flexibilidade e ajuste. De acordo com algumas avaliações de corredores, este tênis se ajusta de forma personalizada, mas que, de alguma forma, consegue oferecer um calce firme e extremamente confortável ao mesmo tempo. Parece que a Nike chegou no limite da sensação like sock – sensação de meia.

Entressola e Solado

Sempre que vamos falar de amortecimento, automaticamente, sabemos que a estrutura de maior responsabilidade quanto a isso é a entressola. A partir daí guiamos nosso review por características como a espuma utilizada, a tecnologia que define a entressola, a densidade do material e, por fim, como tudo isso junto colabora para o desempenho no amortecimento que o calçado oferece.

Porém, nos deparamos com um detalhe que havia passado despercebido e que agora faz a gente se perguntar: ONDE ESTÁ A ENTRESSOLA DO NIKE AIR VAPORMAX???

Como a Nike conseguiu fazer isso ainda não podemos responder. Mas este fato nos levou a pesquisar por muitos outros sites que traziam avaliações de corredores experientes. E a sensação que tivemos foi a de que existe um consenso: é preciso reaprender a andar correr ao se usar o Vapormax. Pode parece algo sem sentido, mas antes de explicar o porquê, precisamos entender como é a estrutura da entressola, ou melhor, do que está no lugar onde deveria existir uma entressola.

Na verdade será fácil definir a estrutura de amortecimento do Nike Vapormax: são peças de Air Max que percorrem toda a extensão da parte inferior do calçado. Estas peças formam a estrutura que pode ser definida como uma união da entressola e solado. Disto isso, vamos aos pormenores.

Bom, não é segredo que a tecnologia Air Max é uma das melhores em se tratando de amortecimento. Porém, a maioria dos calçados Nike, normalmente recebem a peça de ar junto à uma estrutura de espuma que compõe a entressola. Esta camada de espuma, normalmente o EVA, não é responsável apenas pelo amortecimento, mas também por uma característica muito importante nos calçados para corrida: a estabilidade.

E é justamente este o motivo pelo qual a maioria dos corredores sentiram dificuldade para correr com o Air Vapormax. A ausência de uma camada mais densa entre o cabedal e o sistema de amortecimento Air Max, gerou uma estrutura que não oferece estabilidade. Mas, da mesma forma que a maioria avaliou este Nike como um tênis instável (em uma das avaliações lidas, o corredor chegou a dizer que vê-lo caminhando com o Vapormax, era o mesmo que vê-lo caminhado de saltos altos), a maioria também revelou que foi preciso um bom tempo de treino para que conseguissem encontrar a forma correta de correr com este Nike. Ou seja, é preciso aprender a correr com Air Vapormax.

A partir daí, podemos concluir alguns pontos importantes sobre o Nike Vapormax:

  • Amortecimento: o que esperar de uma experiência onde o ar é a única coisa que separa seus pés do chão? No caso do Vapormax a sensação é de maciez extrema, mesmo para corredores pesados. É como se seus pés não encontrassem restrição alguma para chegarem ao chão de forma segura e confortável. Em se tratando de amortecimento, podemos dizer que não tem como esperar nada além de excelência vindo de uma estrutura puramente feita com a tecnologia Air.
  • Estabilidade: é um risco a se correr. Não sabemos ao certo o que Vapormax pode, ou se tem algo a oferecer a longo prazo. A única certeza, de acordo com avaliações de corredores, é que não há estrutura suficiente para garantir uma estabilidade instantânea que dê segurança durante a corrida.
  • Durabilidade: é possível encontrar uma camada de borracha nas regiões de que sofrem alto nível de impacto. Esta borracha é aplicada diretamente nas bordas das peças de tecnologia Air. De acordo com alguns corredores que experimentaram o Nike Air Vapormax, tanto a borracha quanto o material das peças Air possuem uma resistência satisfatória ao desgaste.

Conclusão

Resumidamente, Nike Air Vapormax está muito além de qualquer expectativa gerada sobre este modelo. Infelizmente, há sim uma preocupação em relação à estabilidade oferecida por este tênis. Porém, a qualidade de outros quesitos é muito superior se comparado aos seus concorrentes. Respirabilidade extrema, conforto inédito, amortecimento máximo e ajuste perfeito, tudo isso em um dos calçados mais leves da categoria que a Nike já colocou no mercado.

No Brasil, apenas 6 cores foram colocadas a venda, mas já foi divulgado o lançamento de novas cores em breve. O preço ainda não se encontra com descontos ou em promoções. Esta informação é conveniente, posto em vista o valor que o Nike Air Max chega às prateleiras do nosso país: um investimento de R$999,90. Com este valor é difícil justificar a aquisição deste tênis, mesmo que seja pelo custo benefício. Mas deixamos uma dica que se baseia em algumas avaliações: vale a pena!

Características Técnicas do Nike Air Vapormax

  • Bom para: performance | corridas | treinos de rodagem
  • Categoria: leveza | amortecimento máximo
  • Pisada: neutra
  • Drop: 08mm
  • Peso: 207g (tamanho 37)
  • Preço sugerido: R$999,90
Veja Mais Modelos [+]