Adidas Ultra Boost

Adidas Ultra Boost - Verde - LateralA Adidas traz ao mercado o Ultra Boost, um tênis para corrida que carrega as melhores tecnologias desenvolvidas pela marca alemã e oferece aos corredores mais exigentes maior amortecimento, resposta, segurança e conforto.

Neste lançamento da Adidas podemos notar que, após alcançar uma supremacia em amortecimento com o sistema Boost, a marca pôde dar mais atenção ao desenvolvimento de novas tecnologias para outras partes do calçado.

 A parte superior do Ultra Boost

O Ultra Boost traz em seu cabedal a tecnologia Primeknit. Ao contrário das malhas comuns usadas na grande maioria dos calçados, o Primeknit é produzido de forma diferente. Muitas vezes achamos que os métodos antigos estão ultrapassados, mas a Adidas buscou inspiração em uma técnica usada por nossas avós: o tricô.Adidas Ultra Boost - Escuro

No Primeknit os fios elásticos em Lycra são tramados pela técnica do tricô. Com isso o cabedal do Ultra Boost se assemelha a uma meia, daí o nome adicional desta tecnologia: Primeknit Sock. Isso pode ser comprovado ao observarmos a língua deste calçado que é completamente interligada às laterais do cabedal, eliminando por completo as costuras internas desta parte do tênis.

Esta tecnologia traz um novo conceito: o “ajuste por compressão”. O Primeknit faz com que o tênis se ajuste de forma inteligente aos pés a cada movimento. Durante a corrida, em momentos de impacto, nossos pés podem se expandir cerca de 10mm ou mais. O Primeknit não oferece qualquer restrição e se ajusta imediatamente. Sendo assim, o Ultra Boost gera mais conforto e elimina o desconforto, as fricções e, consequentemente, o surgimento de bolhas. Além do conforto o Primeknit Sock oferece grande respirabilidade e elasticidade para a área dos dedos dos pés.

Esta tecnologia é usada por toda a parte frontal do cabedal. Já nas laterais do calcanhar deste calçado, encontramos em sua parte externa placas de plástico densas que proporcionam maior encaixe e estabilidade. Entre essas placas encontramos uma área livre e acolchoada, com isso permite uma movimentação natural do tendão de Aquiles.

Um detalhe: o puxador traseiro do Ultra Boost é bem avantajado e, além de fornecer uma cobertura maior do tendão de Aquiles, nos oferece grande praticidade para calçar este tênis.

Entressola do Ultra Boost

Adidas Ultra Boost - VermelhoA entressola do Ultra Boost carrega várias tecnologias. Mas a grande novidade é a retirada da camada em EVA que separa os pés da entressola, esta camada é encontrada em quase todos os outros modelos que possuem o sistema Boost. Sendo assim, neste modelo os pés têm um contato quase direto com a entressola, fazendo com que o corredor sinta com mais clareza as vantagens do sistema Boost.

Este fato nos faz voltar à uma outra característica no UB. Alguns outros modelos com o sistema Boost , como o aclamado Supernova Glide Boost 7, eram caracterizados como tênis para corrida de maior performance. Estes modelos se faziam pouco macios durante passeios mais leves. Sendo assim o Ultra Boost atente todos os tipos de corredores, oferecendo maior macies durante o passeio.

Outro dado interessante é que este Adidas utiliza 20% a mais de material Boost de amortecimento. Para quem ainda não conhece esta tecnologia, o sistema Boost se consiste em milhares de capsulas expandidas de TPU (poliuretano) – se observarmos a entressola Boost podemos notar que se assemelha ao polímero expandido: o isopor. Estas capsulas não só amortecem, mas também armazenam a energia e a libera, gerando grande retorno a cada passada.

O Ultra Boost ainda traz outra tecnologia em sua entressola e apresenta o novo Torsion System, agora com dupla densidade. Este sistema se encontra na parte medial da entressola e proporciona uma movimentação independente entre as partes frontal e traseira dos pés. Isso permite que o tênis se adapte à maioria das superfícies, além de dar ao corredor grande segurança ajudando a evitar torções durante o treino. 

Solado do Ultra Boost

A sola do Ultra Boost ganhou o nome de Sprintweb. Ela se consiste em uma placa de borracha macia com partes vazadas que permitem a visão da entressola Boost. E em outras partes possuem protuberâncias que se aderem facilmente à superfície. Esta sola se mostra mais maleável e acompanha melhor os movimentos gerados durante o treino.

Adidas Ultra Boost - Solado

Aqui encontramos um ponto negativo neste novo modelo Adidas. Após cerca de 50km de uso, o solado apresenta um visível desgaste. As protuberâncias de borracha apresentam cerca de apenas 2/3 do seu tamanho original nas áreas de maior desgaste.

Durante a pesquisa para escrever este artigo, várias avaliações apontam a sola do UB como uma nova sola que não é produzida com a tecnolgia Continental (que em outros modelos, como o Glide 6, recebeu grandes elogios diante da sua incontestável durabilidade), porém, no site oficial da marca, nas descrições técnicas do Ultra Boost sua sola é apontada como Tecnologia Continental.

Mesmo diante desta dúvida, a unica certeza que temos é a de que o Ultra Boost possui esta desvantagem: pouca durabilidade da sola. 

Vantagens: Grande amortecimento e retorno de energia. Conforto e segurança durante a corrida.

Desvantagens: Rápido desgaste da sola. O preço é relativamente alto, porém o custo benefício se mostra favorável.

Veja Mais Modelos [+]