Saucony Kinvara 5

Saucony Kinvara 5O novo modelo Saucony Kinvara 5 traz uma grande série de modificações em sua parte estrutural e também em seu design, tanto na parte superior quanto em sua sola. Com tantas modificações, será que o Kinvara 5 consegue sustentar com êxito todos os atributos do modelo antecessor?

Para os amantes desta marca e da linha Kinvara, adiantamos que as mudanças foram muitas, mas não são drásticas. Um exemplo é o drop de 4mm que, mesmo sendo mantido, outras modificações dão ao Kinvara 5 um passeio mais suave. Isso se dá por outras modificações que, inclusive, influenciaram em seu nível de amortecimento.

Saucony Kinvara 5 - SuperiorJá a parte superior foi modificada completamente. No Kinvara 5 pouco se vê familiaridade com seus modelos antigos. Há novidades em tudo: estética, construção, material, técnicas e ajustes.

Em seus modelos anteriores Kinvara 3 e 4, o grande destaque era o Flexfilm usado em sua parte superior, uma camada fina de material sintético embutida em uma malha plana. O Kinvara 5 também usa Flexfilm, porém, a diferença é que neste modelo o material se estende até a ponta do pé, substituindo o modelo antigo que usava uma grossa sobreposição de TPU. Com isso o espaço para a ponta dos pés é maior e gera mais conforto. Com esta mudança e caixa frontal do tênis se torna mais plana e de perfil mais baixo.

No Kinvara 5 a Saucony abandona a maciez que encontrávamos nas golas dos modelos antigos e oferece em seu novo tênis uma gola de material tipo neoprene, com estofamento em espuma comum. Sua língua é confeccionada com a mesma malha, mas com um substancial aumento de estofado. A parte superior da língua é mais larga, com cantos angulares e muito mais acolchoados com espuma.

Saucony Kinvara 5 Vermelho

Todo este espaço interno não seria uma desvantagem? Não para o K5, que traz o novo sistema de Prolock, que é basicamente uma banda elástica nas laterais onde se encontram ilhós para que possamos atracar uma passada de cadarço. Quando surge alguma pressão na parte mediana dos pés, o elástico faz com que esta parte do tênis se adapte. Esta cinta de Prolock cumpre sua função com eficácia, deixando o meio dos pés confortáveis e com estabilidade. Se puxarmos o cadarço preso a estas cintas, veremos que sua resposta é rápida. Um ponto fraco seria trazer pressão demais por meio do Prolock, mas a língua avantajada do K5 dá conta do recado.

Saucony Kinvara 5 - Preto- SuperiorAinda em sua parte superior, o K5 não traz muito conforto ao calçarmos sem meias, pois suas melhorias estruturais trazem um pouco mais de costuras, além do Prolock que pode deixar algumas marcas temporárias nos pés. Mas ao colocarmos meias, este não será mais um problema. Mesmo com algum ponto negativo, o K5 ainda sim tem uma vantagem para aqueles que não usam meias. A malha usada nesta nova versão tem uma ventilação muito superior aos modelos anteriores. E ainda há sobre o painel Prolock uma faixa de malha semi-transparente que permite uma maior entrada de ar. No quesito ventilação, o K5 está muito a frente dos seus antecessores!

Saucony Kinvara 5 - SoladoQuanto ao solado do Kinvara 5, proporciona um passeio mais suave do que os modelos anteriores. Um dos motivos é a entressola de EVA que apresenta menor densidade, não há uma diferença gritante, mas há. Houve também um ajuste geométrico em sua sola. Sulcos mais profundo foram aplicados, provocando um isolamento maior de impactos. Outra novidade é que o K5 apresenta uma faixa de borracha fundida sobre a parte exterior dos pés, melhorando a transição no meio dos pés e proporcionando amortecimento.

Uma das novidades esperadas na sola do K5, está relacionada a sua durabilidade, já que no K3 e no K4 este quesito deixava a desejar. À olho nu a sola é a mesma. Porém a Saucony modificou a estrutura, garantindo que as peças triangulares de borracha fossem inseridas com mais profundidade no EVA, aumentando sua durabilidade.
Saucony Kinvara 5 - AzulUm dos pontos a desejar é a flexibilidade. Como nos modelos anteriores, parece que este quesito é de difícil solução para a Saucony. O K5, principalmente depois de algum tempo de uso, apresenta certa instabilidade nos pés. Há também uma rigidez exagerada, principalmente no calcanhar, que poderá incomodar em treinos de maior velocidade.

No geral, o Kinvara mudou. Mas se as mudanças foram boas ou ruins, irá depender de qual tipo de corredor você é!

Veja Mais Modelos [+]