Salomon Speedcross 4

Salomon Speedcross é um tênis de corrida voltado para os aventureiros de plantão! Para quem ama desbravar a natureza, enfrentar terrenos difíceis e incorporar os exploradores em meio às mais diferentes trilhas ao redor do mundo, agora pode contar com a quarta versão do calçado.

Mesmo sendo o preferido de muito corredores, a versão mais recente do Speedcross apresenta alguns pontos negativos que podem deixar os fãs um pouco decepcionados.

Cabedal

Salomon Speedcross 4 apresenta um cabedal confortável e que acomoda bem os pés e oferece calce de sensação like Sock – sensação de estar calçando uma meia. Este ponto é crucial para dar estabilidade em terrenos irregulares, como as montanhas, por exemplo!

Com um sistema de amarração que segue a tendência da marca, Speedcross 4 apresenta cadarços mais finos. Este tipo de amarração foi adotado com a ideia de que o cabedal abraçaria os pés com maior firmeza, mas sem gerar desconforto. O resultado foi positivo e tem agradado os consumidores.

Outro ponto positivo que o cabedal oferece, é a redução do peso total do Salomon Speedcross 4. Para um tênis desta categoria, pesar apenas 310g (podendo variar de acordo com a numeração) possibilita menos desgaste de energia, melhor desempenho e velocidade na hora de alcançar o topo de qualquer montanha!

Como nem tudo é perfeito, a Salomon cometeu dois deslizes no modelo Speedcross 4. O primeiro foi o uso de uma malha de tramas muito fechadas, que traz pouca ventilação ao calçado e dificulta a eliminação do suor nos pés durante a trilha. Correr com os pés encharcados morro acima ou morro abaixo, pode dificultar o desempenho, gerar insegurança e desconforto ao atleta.

O segundo ponto negativo é o colarinho muito alto do Salomon Speedcross 4. Esta peça, que ajuda a firmar o tendão de Aquiles e estabiliza o calcanhar, pode ser um grande desconforto caso mal projetada. Que parecer ser o caso neste modelo. Calçados de trilha devem ter esta peça mais baixa, pois na hora das decidas de terrenos muito íngremes, a ultima coisa que o atleta precisa é de um colarinho que pressiona e fricciona o seu tendão!

 Entressola

Na entressola, o Salomon Speedcross 4 adota uma mistura de EVA’s que promovem maciez e resposta rápida. Sobretudo na região do calcanhar, o amortecimento é limpo, mas de batida um pouco seca. Isso não chega a desagradar os corredores, pois a responsividade da entressola acabou sendo um ponto positivo nas corridas rápidas que as montanhas exigem.

Outro ponto positivo é a qualidade do material utilizado, garantindo ainda mais durabilidade ao tênis.

Por fim, a tecnologia Sensifit trabalha na base do pé para proporcionar um ajuste preciso e conforto extra.

Solado

A cereja que a Salomon colocou no bolo do Speedcross 4, sem sombra de dúvidas, é a excelente capacidade de tração e aderência que este tênis para trilha oferece.

Para isso temos a tecnologia Contragrip, uma combinação de borrachas que resultam na adaptação do solado às irregularidades que as diferentes superfícies que uma única trilhas pode apresentar. A sola do Salomon Speedcross 4 beira a perfeição de acordo com muitos usuários, pois oferece segurança, eficácia e qualidade no que a marca promete.

Speedcross 4 tem uma qualidade que todo trilheiro procura: durabilidade! Os desafios de uma trilha resultam em um desgaste acelerado do calçado. Mas pensando nisso, a fabricante incluiu reforços quase imperceptíveis que, além de compor o design do modelo, protege a as extremidades do tênis: na biqueira e no contraforte do calcanhar podemos notar uma porção extra de borracha que protege e reforça estas peças.

Conclusão

Os contras que apontamos no cabedal do Speedcross 4 não o invalidam como uma ótima escolha de calçado a para trilhas. Por exemplo, ele desempenhará muito bem o seu papel em climas frios e trilhas que não possuem muita inclinação. Sendo assim, olhando por este ângulo, Salomon Speedcross 4 continua na lista dos melhores calçados para trilha disponíveis do mercado.

Características do Salomon Speedcross 4

  • Pisada: neutra
  • Terreno: trilha
  • Categoria: tração
  • Peso: 310g (varia de acordo com a numeração)
  • Drop: 10mm
  • Preço sugerido: R$ 699.90
Veja Mais Modelos [+]