Nike Zoom Fly 3

Nike Zoom Fly 3 é a versão mais recente deste modelo desenvolvido para competições e corridas de longa distância. A terceira edição apresenta algumas atualizações que prometem agradar os usuários e também se reerguer das críticas negativas recebidas pelo Fly 2. Seu amortecimento macio divide a opinião de corredores e corredoras, mas seu poder de resposta ainda é o ponto em comum de elogios entre aqueles que testaram a nova versão do modelo.

Confira os detalhes e o que há de novo na nova versão do Nike Zoom Fly 3!

Novidades

A entressola recebe novo material em sua construção, que agora apresenta uma das principais tecnologias de amortecimento da Nike, estamos falando da espuma React. Outra atualização presente na entressola do Fly 3 é a sua altura que agora tem um salto de 40mm, mas mantém seus 8mm de drop.

Ainda na entressola do Nike Zoom Fly 3 encontramos uma das principais novidades do modelo: a adição de uma placa de carbono na entressola React. Sua função é fornecer mais estabilidade e otimizar o poder de impulso na fase final de cada transição.

Já o cabedal do Nike Fly 3 recebe a adição do Vaporweave. Esse recurso é o conjunto de materiais: seu exterior apresenta uma malha transparente, enquanto na parte interna encontramos uma camada elástica e uniforme.

Substituindo os cabos Flywire encontramos duas abas, uma na latera interna e outra na lateral externa do mediopé. Outra mudança está no colarinho, que foi redesenhado para garantir mais firmeza e conforto para o calcanhar.

Cabedal

A terceira versão do modelo Nike Zoom Fly apresenta uma nova composição em seu cabedal. A versão anterior, Fly 2, foi alvo de críticas negativas em relação à respirabilidade do cabedal. Com isso em mente, a Nike reformulou a parte superior do calçado, que agora carrega a tecnologia Vaporweave.

Vaporweave é uma inovação da Nike composta por dois tipos de malha. A parte exterior do cabedal recebe um tecido translúcido e com tramas estreitas para conferir durabilidade ao material. Já a parte interna é composta por uma malha macia, elástica e respirável que envolve os pés como uma meia.

Além destes materiais, vale comentar que o cabedal do Nike Fly 3 é composto por uma peça única, isso quer dizer que não possui costuras. Sendo assim, o conforto está garantido durante toda a corrida, já que são eliminados os pontos de fricção entre o tecido e a pele dos pés. Desta forma, mesmo em corridas longas, seus pés estarão livres de bolhas e escoriações.

Outra atualização importante no cabedal do Nike Zoom Fly foi a substituição dos cabos Flywire por abas elásticas que, também por meio do sistema de amarração dos cadarços, abraça o meio dos pés. Sua função é a mesma dos cabos Flywire: dar sustentação, suporte e estabilidade aos pés durante a corrida. Esta novidade tem recebido elogios dos usuários, que dizem sentir um ajuste mais confortável do que nas versões anteriores do modelo.

Fly 3 não possui lingueta pois seu cabedal é inteiriço. Há a penas uma abertura por onde calçamos o tênis. Este design proporciona a já mencionada sensação like sock, ou seja, é como se estivéssemos calçando uma meia. Além disso, o material elástico e confortável tem capacidade de se ajustar aos pés respeitando sua forma e movimentação durante toda a corrida.

O formato do colarinho do Nike Zoom Fly 3 tem um formato cônico que se ajusta ao calcanhar e deixa livre o tendão de Aquiles. Tudo isso com um calce confortável e seguro, já que deixa os calcanhares firmes mas sem causar pressão. O formato do colarinho e do contraforte diz muito sobre o conforto de um calçado, principalmente em corridas longas, já que a segurança do calcanhar é muito importante para a qualidade de uma corrida.

Entressola

O sistema de amortecimento do Nike Zoom Fly 3 recebe uma nova espuma. Utilizada primeiramente em calçados da linha de basquete da Nike, a espuma React vem sendo adicionada aos poucos nos tênis para corrida, onde o pioneiro foi o modelo Nike Epic React.

A espuma React foi desenvolvida para ser flexível, leve e durável. A Nike destaca que a entressola React proporciona um amortecimento macio, mas capaz de absorver impactos e oferecer um marcante retorno de energia. No caso do Fly 3, a entressola é de comprimento total, ou seja, é uma unidade que recebe a espuma React do calcanhar até o antepé.

No interior da entressola do Nike Fly 3 foi adicionada uma placa de fibra de carbono. Ela é leve e flexível o suficiente para acompanhar cada movimentação feita pelos pés durante as passadas. Sua função é otimizar o impulso dos pés ao final de cada transição. Dar poder ao impulso dos pés é de vital importância para quem pratica corridas longas, pois isso reduz o desgaste físico e garante um melhor desempenho.

Solado

A sola do Nike Zoom Fly 3 é feita de borracha. Ela as partes que sofrem maior desgaste e os principais pontos de contato do solado com o solo, o que corresponde ao antepé e ao calcanhar. Desta forma, a durabilidade do tênis está garantida.

O design da sola é o famoso formato waffle, um dos primeiros a serem desenvolvidos pela marca. Seus padrões marcados ao longo da borracha resultam em um solado aderente e com ótimo poder de tração.

Nos padrões waffle ainda podemos encontrar ranhuras. Sua função é proporcionar flexibilidade ao solado e garantir a flexão natural dos pés durante a corrida.

Características Técnicas do Nike Zoom Fly 3

  • Bom para: longas distâncias | competição
  • Categoria: amortecimento
  • Pisada: neutra
  • Drop: 8mm
  • Peso: 258g (tamanho 41)
  • Preço sugerido: R$649,90

 

Veja Mais Modelos [+]