Nike Free RN Flyknit 2018

A versão 2018 do modelo Nike Free RN Flyknit recebeu atualizações da cabeça aos pés, ou melhor dizendo, do cabedal ao solado! As novidades resultaram em um tênis capaz de proporcionar uma experiência ainda melhor para suas corridas.

Nike Free RN Flyknit é indicado para corredores e corredoras de pisada neutra e que buscam uma corrida natural, ou seja, que buscam um tênis sem muitas estruturas de apoio ou suporte e que forneça a sensação de estar descalço. Como já está em seu nome, este tênis para corrida foi projetado para garantir a total liberdade dos movimentos naturais dos pés, mas de uma forma segura e confortável.

Nike Free RN Flyknit 2018 garante transições ainda mais flexíveis com a atualização da tecnologia Tri-Star presente em seu solado. Sua entressola de baixo perfil, com apenas 8mm de drop, garante uma postura que se aproxima daquela de quando estamos descalços. Já o cabedal, que recebe a tecnologia Flyknit, proporciona um ajuste adaptável, leve e confortável.

Estas são algumas das novidades que a nova versão deste modelo apresenta. Para mais detalhes, basta conferir nosso review completo do Nike Free RN Flyknit 2018!

Cabedal

Começando pela parte superior do Nike Free RN Flyknit 2018, podemos encontrar um cabedal completamente reprojetado. Como já carrega em seu nome, a tecnologia presente nesta parte do calçado é batizada pela marca com o nome Flyknit, que consiste em uma malha tecida a partir da técnica do tricô.

Em especial, nesta nova versão do Nike Free, o Flyknit foi atualizado para otimizar a flexibilidade do cabedal. Isso foi possível a partir do uso de um novo composto em sua estrutura: o Spandex. Este material é uma fibra composta por 85% de poliuretano segmentado… Complicou?

Bom, que tal a gente dizer que Spandex é o nome chique do popularmente conhecido Elastano? Melhor, né? Afinal, o que interessa mesmo é saber que o Spandex é conhecido por possuir um excepcional poder de elasticidade e por ser um material mais forte e durável do que as fibras comumente utilizadas na composição têxtil de cabedais.

Por isso, na região do toe-box (parte do cabedal que acomoda os dedos) podemos notar uma excepcional flexibilidade do tecido, que é capaz acompanhar os movimentos naturais dos pés de forma multidirecional, ágil e dinâmica. Além disso, o alto poder de elasticidade do cabedal do Nike Free RN Flyknit 2018 garante uma adaptabilidade cheia de conforto para diferentes formatos de pé.

Com a mesma configuração de Flyknit são feitos a lingueta (que fica presa ao restante do cabedal) e o colarinho. Ambas as estruturas não possuem enchimento de espuma, sendo feitas apenas com a malha Flyknit.

Já nas laterais, o cabedal apresenta um Flyknit mais rígido que cria uma estrutura que abraça a região do mediopé. Esta configuração garante estabilidade e um ajuste mais preciso. Além disso, o Flyknit mais rígido nessa região garante mais durabilidade ao cabedal.

Nesta mesma parte do cabedal é também onde estão presentes os cabos Flywire, que consistem em cabos ultra leves e resistentes que trabalham em conjunto com a amarração dos cadarços. Sua função é oferecer estabilidade ao mediopé por meio de um ajuste firme e personalizável.

Como o objetivo é proporcionar uma corrida o mais natural possível, o contraforte do Nike Free RN 2018 não possui nenhuma clipagem interna. Quase como a lingueta, o contraforte é feito basicamente com a malha Flyknit, mas recebe um leve reforço interno de material sintético fundido à malha para acomodar melhor o calcanhar e dar um pouco de estrutura ao cabedal.

Falando assim, já dá pra notar que o cabedal do Nike Free RN Flyknit 2018 é bem diferente daquilo que estamos acostumados a ver. Mas há alguns outros detalhes que precisamos especificar por aqui.

Além do que já falamos, a parte superior deste Nike não possui acolchoamentos, sobreposições ou se quer forro interno. Esse é um dos motivos pelo qual o Nike Free RN Flyknit 2018 é um dos calçados mais leves da linha performance da marca, pesando menos de 200g. E, caso você esteja questionando o conforto deste tenis, não se preocupe. O material que o cabedal é feito oferece conforto e possui textura agradável, podendo ser usado até mesmo sem meias.

Outro detalhe são as aberturas presentes na malha, que são consideravelmente grandes. A presença destes furos garantem um cabedal extremamente respirável, que permite uma corrida com os pés frescos e livres do suor.

Com esta configuração, podemos dizer que o Nike Free RN Flyknit 2018 é um calçado que leva a sério os requisitos de um calçado para corridas naturais: um tênis que “desaparece” depois que o calçamos.

Entressola e Solado

A linha Nike Free foi desenvolvida com o objetivo de alcançar um novo entendimento da biomecânica da corrida. 14 anos depois do seu lançamento, Nike Free RN Flyknit 2018 é a mais nova versão do modelo que carrega a tecnologia Free ainda mais aprimorada.

Lá em 2014, surgiram pesquisas que mostravam que os pés de corredores que treinavam descalços na grama ganhavam força, melhorando o desempenho e minimizando o risco de lesões durante as corridas. A partir desta informação, os designers da Nike desenvolveram a primeira sola com cortes profundos que davam mais flexibilidade, maleabilidade e liberdade para que os pés pudessem reproduzir sua movimentação como se estivessem descalços, independente da superfície.

Nike Free RN 2017

Mais tarde, novas pesquisas revelaram conseguiram mostrar como acontece a expansão e contração dos pés depois do impacto e impulsão em contato com o solo. Estes movimentos geram grandes mudanças tanto no comprimento quanto na largura do pé ao longo de cada passada. Com isso, a equipe de desenvolvedores da Nike chegaram à entressola Auxética, que consiste em uma entressola inteiriça com aberturas no solado com o formato geométrico batizado de Tri-Star, que são como estrelas de três pontas. Com esta formatação, a entressola é capaz de imitar a forma como os pés reagem às forças geradas durante a corrida (impacto e impulso).

Nike Free RN 2018

Para concretizar esta nova formatação, uma tecnologia inédita de dupla injeção foi empregada no desenvolvimento da entressola. Esta tecnologia consiste no uso de calor para fundir dois tipos de espuma, excluindo a necessidade do uso de cola e resultando em uma peça única de dupla densidade.

Mesmo que apresente os mesmos materiais em sua estrutura (suporte de espuma IU que envolve o de núcleo IP macio composto de espuma Phylon), a forma como a entressola é produzida possibilita que o Nike Free RN Flyknit 2018 forneça mais amortecimento do que suas versões passadas.

Mas, para além do amortecimento, Nike Free RN Flyknit 2018 mostra sua excelência ao proporcionar uma das corridas que mais se aproxima da sensação de estarmos descalços. Por isso, está no topo das escolhas para quem busca uma corrida mais natural possível.

Um detalhe que sempre gera dúvidas, quando se trada especificamente do solado da linha Free, é a sua capacidade de aderência/tração e durabilidade. Entendemos que o motivo para essa desconfiança está na ausência quase total de borracha no solado.

Bom, até o modelo 2017 podemos dizer que esta ausência era “quase total”, o que não é o caso do Nike Free RN 2018 que não recebe absolutamente nada de borracha no solado, pois foram substituídas por áreas de textura áspera mas que são do mesmo material que o restante do solado.

Quem conhece a linha Free sabe que a durabilidade dos calçados já foi desmistificada, pois apresentam uma resistência ao desgaste muito satisfatória. Assim também podemos dizer a respeito da tração e da aderência do Nike Free RN Flyknit 2018, pois ele garante uma corrida segura em uma variedade de superfícies.

A nossa conclusão a respeito da não utilização da borracha é muito simples, pois ela altera muitas coisas em um calçado como: flexibilidade, amortecimento, tração, aderência, peso e resposta.

É uma coisa negativa?

Absolutamente não! O que precisamos ter em mente é que a linha Free foi desenvolvida pela Nike com o objetivo de proporcionar uma corrida o mais natural possível, o que a presença da borracha atrapalharia deliberadamente, pois ela exerce funções que o nosso corpo, mais precisamente o nosso pé, é capaz de fazer NATURALMENTE!

Conclusão

Nike Free RN Flyknit 2018 é o que podemos chamar de excelência em corrida natural. Ele faz jus ao que promete e carrega isso em seu nome, afinal, liberdade é o que este tênis para corrida proporciona aos seus pés.

Características Técnicas do Nike Free RN Flyknit 2018

  • Bom para: corridas de 5km
  • Categoria: performance
  • Pisada: neutra
  • Peso: 197g (tamanho 41)
  • Drop: 8mm
  • Preço sugerido: R$549,90

 

Veja Mais Modelos [+]