Nike Flex RN 2018

Flex RN 2018 é um tênis para corrida que faz parte da linha de calçados de entrada da Nike e que integra a categoria performance. Mesmo sendo um tênis de entrada, ele não perde em nada quando se trada da qualidade de seus materiais e do acabamento que recebe, tendo como modelo superior apenas os calçados da linha Nike Free.

Nike Flex RN é indicado para corredores e corredoras de pisada neutra que buscam um passeio mais natural, livre e leve. Se melhor desempenho pode ser sentido em treinos de tiro e também em treinos de ritmo, mas nada impede que ele te acompanhe em suas corridas diárias.

Como alguns dos modelos da Nike, Flex RN recebe o ano do lançamento em seu nome de acordo com cada versão disponível. Neste caso, nosso artigo traz os detalhes do Nike Flex RN 2018 que, já em um primeiro olhar, se apresenta bem diferente da sua versão 2017.

As atualizações que o modelo recebeu estão presentes no cabedal e no solado. A presença destas melhorias pretendem entregar um calçado mais ágil e flexível, sem que seu ajuste, conforto e respirabilidade sejam afetados.

E para saber mais sobre este calçado, basta acompanhar o nosso review completo do Nike Flex RN 2018! Confira:

Cabedal

Uma das atualizações mais significantes do modelo está em seu cabedal. Nike Flex RN 2018 tem a construção de sua parte superior em circular-knit, que substitui a engineered mesh presente em sua versão anterior Flex RN 2017. Com a mudança do material, a nova versão do modelo ganha uma aparência mais sóbria, sem muitos detalhes.

Quanto ao circular knit, de forma específica, ela não é bem um tipo de malha, mas sim a forma como a malha é tecida. A Nike utiliza dois tipos de malha knit: a circular knit e a flat knit. Ambas utilizam a técnica do tricô (knit), mas a diferença está na forma como são feitas.

Ao contrário da flat knit (que resulta em folhas/painéis de malha), a circular knit resulta em uma malha tubular (já observou que a única costura que existe em suas meias são na região dos dedos? Pois é! Elas são feitas com a mesma técnica!).

A vantagem disso? Bom, esta técnica possibilita a construção de um cabedal inteiriço, sem costuras e muito mais leve e elástico. Graças a isso, Nike Flex RN 2018 apresenta um cabedal extremamente flexível, que fornece um ajuste rente aos pés, mas que é capaz de garantir a liberdade de movimentos multidirecionais de forma ágil e dinâmica.

Além disso, para complementar o conforto do tênis, a malha presente no cabedal do Flex 2018 proporciona respirabilidade máxima. Isso quer dizer que seus pés serão capazes de gerenciar a temperatura de forma saudável, evitando o desagradável excesso de suor durante a corrida. Um benefício muito apreciado por corredoras e corredoras que enfrentam climas quentes ou corridas mais demoradas.

Ainda sobre o quesito conforto/ajuste, Nike Flex apresenta língua e colarinho de pouca espessura, com um leve enchimento de espuma. As duas possuem um forro interno macio, de textura muito macia. O contraforte não possui clipagem interna, possuindo apenas uma sobreposição sintética fundida à malha, o que torna este modelo ideal para quem busca mais liberdade no calcanhar.

Sendo assim, Nike Flex RN 2018 proporciona uma corrida com sensação de liberdade ao garantir uma movimentação mais natural dos pés. Porém, esta configuração de suas estruturas levam algumas pessoas a questionarem sobre a estabilidade, o suporte e o apoio oferecidos pelo modelo.

É neste momento que entra em ação a tecnologia Flywire, que consiste em cabos ultra leves e resistentes presentes nas laterais do cabedal. Os cabos Flywire trabalham em conjunto com a amarração dos cadarços, permitindo, assim um ajuste personalizável. A função destes cabos é envolver o mediopé de maneira firme, adaptativa e confortável para garantir apoio e estabilidade durante toda a corrida.

Entressola

De construção simples, a entressola deste Nike não possui muitos segredos, mas garante um resultado eficaz quando se trata do desempenho de sua corrida. Em relação à versão 2017, Nike Flex RN 2018 não apresenta grandes mudanças em sua entressola, que recebe apenas um pouco mais de estrutura na região medial interna para oferecer suporte adicional ao arco do pé.

A entressola do Nike Flex RN 2018 tem construção inteiriça e recebe o material Phylon, uma espuma desenvolvida pela Nike que apresenta dupla densidade. Este material ainda possui características que agregam pontos muito positivos ao calçado como, por exemplo, conforto, maciez, leveza e durabilidade.

Mas a real função de uma entressola está ligada diretamente ao amortecimento do tênis. No caso do Flex 2018 é possível dizer que sua entressola foi desenvolvida para garantir um amortecimento confiável e de excelente desempenho. Além disso, a espuma Phylon garante flexibilidade e retorno de energia, o que resulta em transições ágeis e dinâmicas.

A flexibilidade da entressola também é um quesito muito elogiado no Nike Flex RN 2018. Porém, este fator não é responsabilidade apenas da espuma Phylon, e sim da união do material da entressola e do design presente no solado, que veremos em detalhes a seguir.

Solado

O solado do Nike Flex 2018 sempre foi um ponto de dúvida sobre o modelo, pois sua aparência frágil não colabora para a construção de credibilidade na sua relação com corredores e corredoras.

O motivo para isso é que a sola do Nike Flex é apenas uma extensão da entressola, não possuindo uma camada de borracha como é visto em outros calçados. Sendo assim, à primeira vista, podemos ter a sensação de que o modelo não oferecerá qualidade nos quesitos de durabilidade, tração e aderência.

Mas, como diz o ditado popular: não devemos julgar o livro pela capa. Ao contrário do que aparenta, Nike Flex RN 2018 apresenta um solado de ótima durabilidade, que oferece segurança para suas corridas e qualidade de desempenho.

Dito isso, vamos à novidade: o solado deste Nike recebeu uma importante atualização que confere ainda mais flexibilidade ao modelo. Esta nova versão do tênis apresenta um novo design nos padrões presentes em sua sola, padrões estes que são formados a partir de cortes a laser.

Nike Flex RN 2017

Nike Flex RN 2018

Com esta nova configuração de solado, Nike Flex RN 2018 otimiza sua flexibilidade e possibilita um ciclo de marcha mais estável, pois as ranhuras presentes na sola acompanham o movimento natural dos pés.

Para quem ainda se preocupa com a durabilidade e tração do calçado, existe a presenta de pequenas peças de borracha na região do antepé e calcanhar. Mesmo discretas, estas peças garantem resistência para as áreas de maior desgaste e fornecem uma boa tração durante acorrida.

Conclusão

Nike Flex RN 2018 é um tênis para corrida que atende corredores e corredoras que buscam flexibilidade, conforto, leveza e liberdade que resultam em treinos com uma ótima sensação de movimentos naturais nos pés.

Indicado para pessoas de pisada neutra, Flex RN 2018 possui um ótimo custo benefício pois apresenta um preço acessível, pondo em vista a qualidade do produto, seu desempenho e, também, por ser um modelo que não é de fabricação nacional.

Com o Nike Flex RN 2018 não tem erro: desempenho e qualidade estão garantidos!

Características Técnicas do Nike Flex RN 2018

  • Bom para: treinos de tiro | treinos de ritmo
  • Categoria: entrada | performance
  • Pisada: neutra
  • Peso: 229g (tamanho 41)
  • Drop: 6mm
  • Preço sugerido: R$379,90
Veja Mais Modelos [+]