Nike Epic React Flyknit – Lançamento!

A Nike anuncia mais um lançamento para sua linha de tênis para corrida. A data para que nossa curiosidade termine está agendada para o final de fevereiro. E para saber um pouco mais sobre os detalhes dessa novidade, fizemos este artigo com todos os detalhes que encontramos até agora sobre o novo modelo Nike Epic React Flyknit! Confira:

Como já está estampado no nome do modelo, o calçado recebe a tecnologia Nike React: uma espuma desenvolvida pela marca e introduzida originalmente em junho de 2017 nos calçados da linha de basquete da Nike.

A introdução da espuma de amortecimento Nike React nos calçados de corrida, segundo a empresa, foi impulsionada pelos pedidos de corredores e corredoras por um amortecimento com mais qualidade, mais maciez, com maior retorno de energia, durabilidade e, claro, mais leve.

A espuma Nike React foi desenvolvida com a colaboração de químicos e engenheiros mecânicos que, após 400 combinações e processamentos químicos e cerca de 2.000 horas de testes no Nike Sports Research Lab (Laboratório Nike de Pesquisa em Esportes), descobriram quais seriam os melhores ingredientes para geral o melhor resultado possível e que, segundo afirma a empresa, basicamente consiste em um material macio para um amortecimento leve e um material rígido para garantir retorno de energia e durabilidade.

Claro, cada material é desenvolvido de acordo com o esporte a que é destinado. No caso da espuma Nike React, o basquete: um esporte que requer dos atletas mudanças rápidas e constantes de direção, alterações de velocidade e, claro, saltos sem aviso prévio. Características que a tecnologia Nike React consegue atender, pois fornece amortecimento e estabilidade.

Se pensarmos bem, quando praticamos corridas nossas necessidades não são lá tão diferentes dos jogadores de basquete. Mas, mesmo assim, a espuma voltou ao laboratório para que pudesse ser testada segundo a perspectiva das necessidades de quem corre!

Então, para que a espuma fosse incorporada aos calçados da linha de corrida, os projetos para desenvolver uma entressola que atendesse de forma específica aos corredores e corredoras foram baseados nos dados coletados em laboratório e resultantes de atletas em movimento. Com isso, de acordo com a Nike, foi possível obter, por exemplo, mapas de pressão que mostram de forma precisa onde os atletas precisam de suporte e, assim, permitir a otimização total do amortecimento e da tração.

O resultado?

Nike Epic React Flyknit

Depois de testes e mais testes, o resultado foi o Nike Epic React Flyknit, que agora você confere o que a Nike promete com este novo modele de tênis para corrida!

  • Para começar, Nike React entregou 13% mais retorno de energia do que a última geração de espumas Nike Lunarlon, também desenvolvida pela marca.
  • Nike Epic React Flyknit,  11% mais macio do que o Nike LunarEpic Low Flynit 2 (considerado até então um dos modelos mais macios da marca).
  • Nike LunarEpic Low Flynit 2 também fica pra traz quando se trata de peso, pois Nike Epic React Flyknit é 5% mais leve.

Outro ponte forte deste novo modelo é a durabilidade. Depois de mais de 17 mil milhas (o que equivale a mais ou menos 27.358km) de testes feitos por atletas de elite e também por atletas amadores, pôde-se fazer uma pesquisa que mostra bem o quanto o Nike Epic React Flyknit pode resistir ao seu lado, ou melhor: em seus pés!

Bom, o que a Nike fez foi entregar pares do Epic React Flyknit que tinham em média 800km de uso para um grupo de corredores e corredoras, que deveriam correr alguns km com os pares recebidos e depois responder a seguinte pergunta: quantos km de uso eles achavam que tênis tinha quando os receberam. As respostas foram as seguintes: a maior foi de 160km, a menor foi “praticamente novos” e a média foi de 24km de uso.

Todas essas vantagens têm origem em um calçado robusto, de entressola alta e ampla, que fornece uma base sólida e estável durante a corrida. Para ainda mais estabilidade e amortecimento, os designers estenderam a entressola um pouco além do cabedal e também do calcanhar.

Além disso, a entressola do Nike Epic React Flyknit é uma peça única (entressola e solado) da espuma de tecnologia Nike React e foi desenvolvida por meio de design computacional. Este método permite que, por meio de dados, sua construção seja orientada com exatidão e direcionada para melhores resultados. Sendo assim, Nike Epic React Flyknit recebe uma entressola projetada para garantir suporte em pontos necessários e, por causa do design computacional, foi possível eliminar material em pontos onde não seriam necessários, resultando, assim, em um calçado ainda mais leve.

Claro, nem só de entressola vive o corredor! Por isso a fabricante inclui no Nike Epic React uma das suas melhores tecnologias de cabedal: Nike Flyknit. Esta tecnologia consiste em um cabedal de peça única, o que elimina por completo qualquer costura. Além disso, o cabedal Flyknit utiliza o mínimos de material, o que resulta em um corte direto no peso final do calçado. Por utilizar a técnica do tricô, Flyknit é capaz de abraçar os pés com um ajuste inteligente, flexível e respirável sem perder o suporte necessário que os atletas precisam.

Conclusão

Mesmo com estas informações disponíveis, Nike Epic React Flyknit ainda é um mistério que só depois dos seu lançamento poderemos desvendar. Afinal, nada melhor do que a opinião de seus usuários para que possamos ter uma perspectiva melhor do produto e assim poder escolher qual calçados nossos pés merecem durante a corrida!

A especulação do valor que o Nike Epic React Flyknit chegará em nossas prateleiras está em torno de R$700,00. E se você não quer perder este lançamento, relaxa, a Nike te avisa! Basta se cadastrar clicando aqui!

E, claro, se quiser receber o melhor conteúdo sobre tênis para corrida e afins da internet, se inscreva em nossa Newsletter!

Imagens: divulgação Nike