Nike Air Zoom Winflo 5

O modelo de melhor custo benefício da Nike chega à sua edição com ainda mais conforto para suas corridas.  Lançado junto com o seu irmão mais velho, o modelo Pegasus 35, Nike Air Zoom Winflo 5 vem ganhando a fidelidade de corredores e corredoras, pois este tênis para corrida é a perfeita união de qualidade, conforto e preço acessível.

Podemos dizer que Winflo foi uma ótima sacada da Nike, que fez deste modelo um projeto ambicioso: colocar no mercado um tênis de qualidade superior e com de preço competitivo. O resultado foi o Nike Winflo, um dos calçados mais baratos que possui o famoso amortecimento AIR da marca.

Outro detalhe que favorece é o alto valor do Pegasus, colocando o Winflo como uma alternativa mais acessível (quase R$200,00 de diferença) para os clientes que, mesmo assim, conseguirão experienciar uma corrida muito confortável.

Caso você esteja se perguntando por que tanta comparação com o Pegasus, a gente responde: se compararmos os modelos, podemos perceber que o Winflo é sempre uma “cópia” do modelo anterior do Pegasus. Neste caso, podemos notar uma visível semelhança entre Winflo 5 e Pegasus 34.

Winflo 5

Pegasus 34

Quanto ao Nike Air Zoom Winflo 5, podemos dizer que houveram poucas modificações nesta nova versão do modelo. Mas que são significativas quanto aos quesitos leveza, conforto e amortecimento. A principal melhoria está no cabedal, que apresenta novo design para otimizar a respirabilidade e o ajuste. Outra adição foi a entressola de espuma Cushlon ST, que fornece um amortecimento mais leve e responsivo se comparado à Cushlon da versão passada.

A nova versão deste modelo Nike oferece ótimas opções de cores, apresentando um visual que agradará corredores e corredoras de todos os estilos. Winflo é indicado para pessoas de pisada neutra e é uma excelente opção apara a prática de treinos de rodagem e de tiro.

E para saber todos os detalhes do Nike Air Zoom Winflo 5, basta conferir o nosso review até o final!

Cabedal

As principais melhorias do Nike Winflo 5 estão presentes no cabedal. Nesta nova versão, o modelo apresenta furos maiores que se encontram por toda a parte superior do calçado, principalmente na região do antepé. Estas aberturas maiores otimizam o fluxo de ar do cabedal, o que fornece uma respirabilidade ainda maior. Isso garante uma corrida mais confortável, pois evita o excesso de suor e temperaturas muito altas dos pés.

Outro detalhe que fornece muito conforto é a ausência de costuras no cabedal no Nike Winflo 5, um benefício que evita pontos de fricção entre o tecido e a pele dos pés. Isso previne contra o surgimento de bolhas e escoriações ao final dos treinos.

O cabedal do Winflo 5 é composto por uma camada dupla de engineered mesh, uma malha de tramas abertas, respirável, leve e macia. A primeira camada compõe toda a parte externa do cabedal, enquanto a segunda camada é interna e cobre o mediopé e o antepé. A segunda camada interliga a língua o tênis com o restante do cabedal, formando uma espécie de luva que abraça e protege toda a parte dianteira do pé.

Esta segunda camada faz parte do sistema DynamicFit da Nike, que consiste em um conjunto de estruturas que favorecem um ajuste seguro e colabora para uma corrida cheia de estabilidade. Também faz parte do sistema DynamicFit os cabos Flywire. Estes cabos estão presentes na lateral do cabedal e trabalham em conjunto com a amarração dos cadarços, oferecendo desta forma um ajuste de firmeza personalizada. A função dos cabos Flywire é abraçar o médiopé e dar suporte ao arco para que, desta forma, mantenha o pé firme no lugar, fornecendo estabilidade durante a corrida.

Nike Air Zoom Winflo 5 apresenta uma lingueta fina, com pouco enchimento de espuma, mas que protege o peito dos pés contra a pressão causada pela amarração dos cadarços. Já o colarinho tem um bom enchimento de espuma e forro macio, formando um excelente encaixe para o calcanhar.

Na região do calcanhar também encontramos um contraforte de clipagem rígida. Com isso, Winflo 5 é capaz de oferecer firmeza ao calcanhar, mantendo-os no lugar durante a corrida. Desta forma, a estabilidade está garantida do início ao fim de cada treino.

Para corredores e corredoras de pés mais largos, é recomendável a escolha do tênis com uma numeração acima. O motivo para isso é que Nike Air Zoom Winflo 5 apresenta forma média, o que deixa a dianteira do calçado um pouco mais estreita, podendo causar desconforto para os pés.

Entressola

Nike Winflo 5 apresenta uma entressola co-moldada em espuma Cushlon. Isso quer dizer que a plataforma de amortecimento deste tênis é composta por dois tipos de espuma: Cushlon e Cushlon ST.

A espuma Cushlon compõe a base lateral externa da entressola. Ela absorve os impactos gerados pela fase de aterrissagem de cada passada. Já a espuma Cushlon ST, um composto de EVA e borracha, está presente em toda na parte superior e lateral interna da entressola. Este material mais denso e responsivo, garante a integridade estrutural da entressola, além disso, permite que ela forneça suporte para o arco do pé, promovendo um ciclo de marcha mais natural e transições mais suaves.

Na região do calcanhar do Winflo 5 está presente a unidade Zoom Air de amortecimento. Esta unidade consiste em uma bolsa composta por material termoplástico que possui ar comprimido em seu interior. Sua função é fornecer absorção de impacto e amortecimento macio.

Nike Winflo 5 possui uma entressola mais rígida na região do antepé. Mesmo que este fato não interfira (de forma alguma) na flexibilidade do calçado, o modelo acaba sendo mais indicado para corredores e corredoras que aterrissam com o calcanhar.

Com esta estrutura em sua entressola, Nike Air Zoom Winflo 5 é capaz de oferecer um amortecimento eficaz, macio e responsivo. Desta forma, este modelo Nike garante uma corrida extremamente confortável, segura e de ótimo desempenho.

Solado

O solado do Air Zoom Winflo 5 não sofre alterações em relação à sua verão anterior. O material utilizado em sua composição é uma borracha fortalecida com carbono e que possui alta resistência à abrasão. Sendo assim, ela confere aderência e durabilidade ao calçado.

Mas o que chama mesmo a atenção para o solado do Winflo 5 é o seu design. Projetado para garantir flexibilidade, tração e estabilidade, o solado possui duas partes. Uma delas apresenta os famosos padrões Waffle desenvolvido pela Nike, que consiste em talões hexagonais que fornecem tração e aderência em diversos tipos de superfície.

Já na lateral externa do solado está presente a rubber strip (listra de borracha), uma faixa que percorre toda a lateral externa e parte do calcanhar da sola. Ela promove mais aderência e colabora para transições mais suaves e naturais, garantindo um ciclo de marcha com maior estabilidade.

Conclusão

Muitos corredores e corredoras adeptos ao modelo consideram o Winflo 5 uma das melhores adições à linha de tênis para corrida intermediário da Nike.

Sua entressola recebe o foco dos elogios que este modelo recebe. Mas a boa colocação do Nike Winflo 5 não para por aí, ele também é elogiado por promover um excelente suporte que colabora par ao alívio de dores no mediopé de quem tente à supinação excessiva.

Um problema ainda alvo de reclamações está na largura do tênis, mas que, como sugerimos, pode ser resolvido com a compra do calçado com uma numeração acima.

Todo o desempenho deste tênis ainda carrega a vantagem do seu custo benefício, ponto positivo que tem sido o fator decisivo para a aquisição do Nike Air Zoom Winflo 5.

Características Técnicas do Nike Air Zoom Winflo 5

  • Bom para: treinos de rodagem
  • Categoria: intermediário
  • Pisada: neutra | supinada
  • Peso: 251g (tamanho 41)
  • Drop: 10mm
  • Preço sugerido: R$399,90