Nike Air Zoom Odyssey 2

Após o lançamento do modelo Odyssey no ano passado, a Nike pode conferir uma ótima recepção deste tênis para corrida especialmente desenvolvido para corredores de pisada pronada. Com sucesso garantido, o modelo ganha sua segunda versão que apresenta algumas novidades e, claro, mantém o padrão de qualidade que fez do Nike Air Zoom Odyssey uma das melhores opções de calçados da categoria motion control.

Cabedal

A parte superior do Air Zoom Odyssey 2 é o lugar deste calçado Nike que mais recebeu melhorias. Para começar, sua construção têxtil em FlyMesh – malha de tramas abertas – passou por uma pequena alteração para garantir mais suporte e firmeza na região do mediopé. Outra mudança visível está no tamanho dos furos que, comparado à versão anterior, estão bem maiores.

Com estas duas melhorias, o cabedal do Nike Air Zoom Odyssey 2 fornece mais segurança e estabilidade durante a corrida, além de garantir um ajuste agradável e muito conforto, pois sua respirabilidade foi otimizada, permitindo melhor ventilação interna para uma corrida livre do excesso de calor, de suor e umidade. Além disso, o cabedal possui construção única, o que elimina as costura internas. Isso significa que não existem pontos de fricção entre o calçado e a pele que possam gerar, durante o treino, bolhas e escoriações nos pés.

Além do FlyMesh, Air Zoom Odyssey 2 ganha uma nova aplicação dos cabos FlyWire, que até então é a atualização mais significativa neste modelo. O motivo é que a Nike dobrou o número de cabos da lateral externa que, agora, podem ser vistos em pares. Já na lateral interna, os cabos FlyWire não foram duplicados, porém, recebem um novo formato e passam a apresentar uma estrutura achatada, diferentemente dos cabos na lateral oposta. Esta alteração traz ainda mais benefícios como, por exemplo, garantir que os pés fiquem ainda mais firmes e estáveis, além de oferecer mais ajuste e durabilidade ao calçado.

Para os novatos no assunto, é bom explicar que o sistema de cabos FlyWire ajuda a fornecer suporte e conforto para o pé. Sua composição em fibras de Nylon conferem força aos cabos, que são estrategicamente posicionados na região do medial do cabedal para manter os pés no lugar, colaborando na redução de deslizamentos durante a corrida. Outra vantagem dos cabos FlyWire é o seu peso ultra leve, que ajuda com uma redução drástica do peso total do calçado, pois são utilizados apenas onde são necessários.

Claro, para um calçado de categoria motion control, Nike Air Zoom Odyssey 2 não poderia deixar de apresentar um excelente contraforte para o calcanhar que, nesta nova versão do modelo, apresenta uma clipagem traseira mais substancial, otimizando sua capacidade de manter o calcanhar firme no lugar e promover um passeio ainda mais seguro e estável.

Fora as atualizações, o cabedal do Odyssey 2 ainda oferece em seu interior uma camada que envolve os pés, fornecendo conforto e proteção durante a corrida. No seu interior também podemos contar com a palmilha Ortholite que, além de proteção antimicrobiana, fornece conforto e amortecimento extra.

Entressola

A estrutura da entressola do Nike Odyssey 2 não sofreu alterações. Portanto, em se tratando de estabilidade, Odyssey 2 apresenta o sistema Stock Fit que se ajusta à entressola e percorre toda a sua extensão na lateral interna. Isso faz com que a entressola apresente uma estrutura complexa, pois utiliza as 3 melhores espumas desenvolvidas pela Nike, que são: Cushlon, Lunarlon e Phylon. Cada uma delas apresenta densidades diferentes que, de forma equilibrada, são aplicadas ao longo da entressola para fornecer amortecimento, retorno de energia e suporte. Para que essa mistura tripla funcione, a Nike desenvolveu um design de entressola que apresenta nervuras. Desta forma intercala-se a espuma mais rígida com aquelas que são mais suaves, evitando assim que o suporte para o arco do pé seja muito rígido ou incômodo. Tudo isso faz parte de uma das melhores tecnologias disponíveis no mercado para o controle de movimento: a Dynamic Support.

Ainda podemos encontramos na entressola do Odyssey 2 duas unidades de ar de tecnologia Zoom Air, que fazem parte do sistema de amortecimento dos calçados Nike. Posicionadas no calcanhar e no antepé, estas unidades fornecem absorção de impactos (calcanhar) e propulsão (antepé) durante toda a corrida.

Com toda esta complexidade estrutural, Nike Air Zoom Odyssey possui uma entressola que garante muito mais desempenho para corredores e corredoras de pisada pronada, fornecendo amortecimento eficaz, resposta e absorção impactos de maneira confortável e segura.

Solado

Assim como a entressola, o solado do Air Zoom Odyssey 2 não apresenta mudanças. Desta forma, sua sola tem uma construção dividida em duas partes. No antepé a sola é de Duralon, uma mistura de borracha e espuma que otimiza o amortecimento, garante aderência eficaz e uma transição com maciez e suavidade. Além disso seu design recebe cortes horizontais que proporcionam mais flexibilidade e fornecem mais tração.

Já na parte do calcanhar, a sola é feita com borracha carbonada de alta resistência à abrasão, o que significa muito mais durabilidade. Seu design apresenta flex grooves, vincos laterais que dão mais suavidade, tração e flexibilidade a cada passada.

Conclusão

Nike dá continuidade ao sucesso do modelo Air Zoom Odyssey que, em sua segunda versão, recebe melhorias significantes em seu cabedal, garantindo uma corrida com mais suporte, estabilidade e, claro, muito conforto.

E como era de se esperar, suas qualidade e benefícios reafirmam a credibilidade deste tênis para corrida e fazem do modelo uma das melhores opções de calçados para corredores e corredoras de pisada pronada.

Características Técnicas

  • Bom para: treinos de rodagem
  • Categoria: estabilidade
  • Pisada: pronada
  • Drop: 12mm
  • Peso: até 280g
  • Preço sugerido: R$519,00
Veja Mais Modelos [+]