Mizuno Wave Sayonara 4

 O Mizuno Wave Sayonara 4 é um tênis de performance para competidores com pisada neutra, que buscam um tênis leve e com rápidas respostas durante as passadas.

A Mizuno tem trabalhado para que o modelo Sayonara deixe de ser apenas para corridas rápidas e passe a proporcionar segurança em treinos longos que possuem o mesmo ritmo da prova, o que foi alcançado pelo modelo em questão. O Sayonara 4, em relação ao seu antecessor, o Sayonara 3, apresenta melhorias significativas, principalmente no cabedal. Já a entressola e o solado se mantêm praticamente iguais.

Nesta avaliação serão apresentadas todas as características necessárias para possibilitar uma melhor análise acerca da conveniência de investir ou não na compra, de acordo com suas necessidades como consumidor.

O que é a categoria “performance”?

As marcas enquadram na categoria “performance” os tênis mais baixos e que oferecem amortecimento menor, para se obter uma resposta rápida à pisada do corredor. Por serem um pouco mais baixos, esses tênis exigem mais do atleta e podem ser prejudiciais para um corredor inexperiente, sendo indicado assim para corredores experientes.

Apesar de muitas vezes se associar aos calçados de performance uma imensa rigidez e pouca liberdade, o Sayonara 4 vai contra o senso comum, sendo menos rígido e proporcionando maior liberdade nas passadas.

Especificações

Um dos grandes atrativos do Sayonara 4 é o peso, visto que esse é um tênis leve, onde o modelo masculino numeração 40 pesa 255 gramas e o modelo feminino numeração 37 pesa 215 gramas. O drop, diferença de altura da parte de trás do calçado e da parte da frente, é de 10 mm. O preço sugerido varia de R$382 a R$599,90 em lojas virtuais.

Características

Cabedal

O novo cabedal é o responsável por grande parte das diferenças entre o Sayonara 3 e o 4, o atual modelo apresenta um design arrojado e moderno, com um acabamento superior, capaz de agradar os mais diferentes estilos de clientes.

O atual cabedal apresenta um maior número de linhas de suporte quando comparado ao Sayonara 3, o que acarreta em maior estabilidade e firmeza na pisada. A lingueta é solta, porém por ser larga não desliza.

O tecido utilizado é o couro sintético em volta dos ilhós e a tecnologia AIRmesh que, combinada à diminuição de sobreposições de tecido interno, garante uma maior ventilação. As sobreposições, por serem fundidas, garantem um peso um pouco menor do que o modelo anterior.

O forramento interno utiliza da tecnologia Dynamotion Fit da Mizuno, que coordena as características específicas dos tecidos com os movimentos das competições, para diminuir o atrito e melhorar a mobilidade elevando a performance.

Calcanhar

O clip de contraforte (parte posterior do calçado que protege o calcanhar subindo pelo tendão de aquiles) fica localizado no interior do calçado, tornando-o bastante rígido, o que garante a segurança de direcionamento da passada, característica imprescindível em uma competição.

Toe Box

Toe box é mais largo que o Sayonara 3, o que proporciona maior liberdade e conforto na passada.

Entressola

A entressola do sayonara 4 é muito parecida com a do sayonara 3. Ambas apresentam a tecnologia U4ic, que se trata de um novo EVA, 36% mais leve do que um EVA comum e resulta em uma textura mais macia e de alta neutralização de impactos. O U4ic está localizado na parte de cima e de baixo (antes do solado) da entressola.

Entre as duas camadas do U4ic existe a tecnologia Mizuno Wave, que se encontra do arco do pé ate o calcanhar, ou seja, não compreende a frente do calçado. Sua maior função é impedir a torção lateral dos pés, tornando os movimentos mais seguros, o que garante a estabilidade e dissipação dos impactos.

Solado

O solado utiliza da tecnologia SmoothRide, proporcionando uma maior flexibilidade no calcanhar para ajudar manter o centro de gravidade do corpo em posição ideal. Isso significa uma postura mais equilibrada e menor desperdício de energia.

Outra tecnologia utilizada é a X10, uma borracha de carbono, posicionada na região de maior predisposição ao desgaste, o calcanhar. Essa borracha ajuda a conter a abrasão e, dessa maneira, garante uma maior durabilidade e maior tração.

A placa wave está presente no meio do solado, impedindo a torção, o que garante a estabilidade do pé durante as passadas, promovendo maior segurança. No solado ainda estão presentes duas linhas de flexão na parte anterior do modelo, um grande diferencial em relação aos modelos anteriores, por aumentar a flexibilidade do tênis.

Por que a tecnologia U4icx não esta presente na entressola?

A Mizuno quando questionada sobre a ausência da tecnologia U4icx (um aprimoramento do U4ic) alegou que: “U4ic é mais leve e consegue oferecer um amortecimento suficiente para corridas um pouco mais longas e mantém a base firme para velocidade”.

Por que comprar o Mizuno Wave Sayonara 4?

  • Preço: houve estagnação do preço quando comparado ao Sayonara 3 em seu lançamento.
  • Flexibilidade: é um calçado mais flexível do que o modelo anterior, graças às linhas de flexão presentes na parte anterior do calçado, tornando-o menos rígido.
  • Durável: devido à tecnologia X10 utilizada no solado.
  • Ventilado: a tecnologia AIRmesh e a diminuição de sobreposições internas de tecidos garante uma maior ventilação para os pés.
  • Versátil: pode ser usado tanto para corridas rápidas quanto para treinos longos.
  • Leve e com rápidas respostas durante as passadas.

O que esperar para o próximo lançamento?

Espera-se para um próximo lançamento uma tecnologia capaz de suavizar a transição (momento compreendido entre a aterrisagem e decolagem), que está comprometida nesse modelo. Isso decorre do fato de a placa wave, que é bastante rígida, estar presente apenas no arco do pé para trás, sendo mais maleável a partir do meio do pé para frente, o que provoca um degrau durante as passadas, entre o rígido e o maleável e, consequentemente, torna a passada menos confortável.

Há a expectativa de que o grip presente no solado do sayonara 2 esteja presente em um próximo Sayonara, para que se aumente aderência entre o chão e o tênis. Outro desejo dos consumidores é que a Mizuno aumente os itens reflexivos nos modelos, para tornar a corrida ainda mais segura.

 

 

Veja Mais Modelos [+]