Mizuno Wave Creation 14

Mizuno Wave Creation 14O Mizuno Wave Creation 14 é um dos melhores tênis para pessoas que tem pisada neutra da Mizuno. A sua característica mais distinta é a falta de espuma na entressola do calcanhar. Ao invés disso é utilizado um sistema exclusivo da Mizuno chamado de placa Wave para prover o acolchoamento. Por conta disso o Creation parece com um tênis conceitual, mas na realidade ele é feito para o treinamento diário.

O Mizuno fez um ótimo trabalho de revitalização do chassi neste tênis comparado com os seus modelos anteriores. Parte do material foi removido diminuindo o seu peso total e as camadas foram reforçadas para maior durabilidade. Este modelo apresenta um peso inferior a 340 gramas.

Por conta das duas pontes na sola, chamadas de Flex Controllers, a impressão é que a parte frontal deste tênis não é tão flexível. A ideia destas pontes é tornar o contato com o chão mais suave na parte frontal e permitir uma saída rápida dos pés do chão. Essa tecnologia ajuda na corrida, mas se vocês estiver procurando um tênis bastante flexível talvez este não seja a solução.

A placa Wave se estende por todo o tênis, mas a partir do centro até o calcanhar a placa é formada por duas camadas, fazendo um design muito rígido. Especialmente para corredores com pés flexíveis essa é uma característica que vem ajudar e muito, mas para corredores com os pés rígidos pode causar algum desconforto devido a problemas de encaixe.

Mizuno Wave Creation 14 SoladoA parte do solado do calcanhar é rígida, ao pressioná-la irá notar que ela mal se move. Para quem precisa de um solado mais rígido essa característica será muito bem vinda.

Os tênis da Mizuno em geral tem a reputação de passarem a sensação de firmeza e de serem responsivos. O Wave Creation 14 é provavelmente o que apresenta maior firmeza dentre a linha Neutra da Mizuno, especialmente quando comparado com o Rider, Precision e o Enigma. Com o ajuste correto você irá notar uma transição suave entre os dedos e o calcanhar. Para que o corredor tire proveito do sistema Wave é preciso muita força de impacto, caso contrário a dupla camada de calcanhar não adiciona muito à corrida. Pessoas que costumar tocar o chão com a parte central do pé podem sentir uma falta de acolchoamento.

Outra característica deste tênis é que ele não possui espuma envolta do tornozelo, ao invés disso possui alguma espuma embutida no próprio calcanhar, isso permite um bom travamento se o seu pé se encaixar bem na parte central, caso contrário pode ser um problema.

Se você já usou e gostou de algum tênis da linha Wave Creation, então sem dúvida ficará satisfeito com a versão 14. Se você tem pisada neutra, e está atrás de um tênis de alta performance vale a pena conferir o Mizuno Wave Creation 14.