Hoka One One Arahi 2

Arahi é um tênis para corrida da marca Hoka One One que foi desenvolvido especialmente para pessoas de pisada pronada que desejam colocar o pé na estrada.

O conceito que guia os projetos da marca são inovadores e sempre motivados pelas necessidades que corredores e corredoras apresentam para que consigam alcançar um desempenho cada vez melhor. Este pensamento não foi diferente no lançamento da primeira versão do modelo Arahi em 2017 com a entressola J-Frame, que consequentemente abriu as portas para um futuro promissor dos calçados de estabilidade.

Este tipo de abordagem apresentada pela Hoka One One é o que a marca chama de Dynamic Stability (estabilidade dinâmica em português), que consiste em um tênis capaz de orientar os pés para um ciclo de marcha natural sem a necessidade de usar materiais rígidos e pesados em sua estrutura. Isso significa que corredores e corredoras de pisada pronada podem usufruir do passeio leve e macio que a Hoka oferece sem constrições.

O Hoka Arahi 2 recebe todos os mesmos recursos da sua primeira versão, mas com a adição de um novo cabedal de melhor respirabilidade e que entrega um ajuste mais confortável. Isso prova que a marca acredita em seu conceito de um tênis de estabilidade leve, durável e confortável. E este tênis é o Hoka One One Arahi 2.

Cabedal

Quando foi lançado em 2017, o modelo Arahi impressionou com o poder de suporte da sua entressola, porém, quando o assunto era o cabedal as críticas não foram favoráveis ao calçado. As sobreposições sintéticas que dava estrutura ao calçado se fundiam à uma malha de tramas pouco abertas. Além de problemas com a rsepirabilidade, o tênis apresentava um cabedal com problemas de ajuste por não ter elasticidade suficiente e acabava restringindo os movimentos do pé.

Como a própria empresa prega, as críticas foram ouvidas e a Hoka apresenta a segunda versão do Arahi com melhorias significativas em seu cabedal, que agora atenderão as necessidades daqueles que os colocarem nos pés. Afinal, não tem como voar com um tênis que prende seus pés, já que a Hoka utiliza o slogan “why run when you can fly?” (em português “por que correr se você pode voar?”).

Corrigindo as inconsistências do cabedal, o Arahi 2 apresenta uma malha de tramas mais abertas e um número menor de sobreposições sintéticas em comparação ao Arahi original. Estas sobreposições fazem parte da tecnologia 3D Puff Print Frame, que foi redesenhada para o Arahi 2 onde as aplicações foram feitas com camadas mais finas e com um espaçamento uniforme entre si.

Esse novo design da tecnologia 3D Puff Print Frame aplicada em uma malha mais aberta resultou em um cabedal muito mais confortável. Desta forma, Hoka One One Arahi 2 permite um fluxo maior de ar que garante um ambiente saudável, seco e fresco para os pés. Além disso, com esta atualização, é possível sentir um ajuste mais confortável, seguro e que não restringe o movimento dos pés.

Bom, com estamos falando de calçado desenvolvido para fornecer estabilidade, não podemos deixar de falar da língua e do colarinho. Estas duas estruturas apresentam um bom enchimento de espuma que amortecem a pressão que o cabedal faz nos pés quando amarramos os cadarços. Desta forma, Arahi 2 é capaz de fornecer uma juste firme que mantém os pés confortavelmente estáveis dentro do cabedal. Um detalhe que o modelo possui é a presença de uma aba na parte externa do colarinho. Ela facilita muito colocar ou remover o calçado.

Entressola

A Hoka One One por vezes recebe críticas negativas em relação ao seu cabedal, mas quando se trata da entressola… aí é outra coisa! Ao longo dos anos a marca se tornou referência em calçados de amortecimento premium, e o motivo é simples: a Hoka busca constantemente desenvolver entressolas cada vez mais leves, responsivas e duráveis, capazes de oferecer proteção sem que o desempenho do tênis seja comprometido.

Dito isso, voltamos nosso olhar para o Hoka One One Arahi 2, que deliberadamente recebe a mesma entressola que a sua versão passada. O que não é problema, já que o modelo apresenta as melhores tecnologias e materiais de amortecimento e estabilidade desenvolvidos pela marca. Confira:

  • META-ROCKER, ou “rodas para os pés”, é geometria pura! Uma tecnologia que consiste na soma dos seguintes fatores: drop (de apenas 5mm) + entressola de formato exclusivo + amortecimento Hoka. E o resultado é uma entressola capaz de guiar os pés para um ciclo de marcha natural e fornecer alto poder de impulso na fase final de cada transição.
  • ACTIVE FOOTFRAME é o design exclusivo da entressola que faz com que ela seja capaz de embalar e acomodar todo o pé, o que não acontece em outros calçados onde nossos pés ficam acima da entressola. Isso faz com que os calçados da Hoka forneça estabilidade sem que seja necessário a presença de estruturas que causam pressão excessiva nos pés.
  • J-FRAME é uma espuma de densidade mais firme presente na estrutura da entressola e que oferece suporte para o arco do pé e para o calcanhar. Esta unidade recebe este nome por ter o formato da letra “J”. Esta tecnologia otimiza a estabilidade e o amortecimento do tênis.
  • PROFLY consiste em uma entressola de dupla densidade onde o calcanhar recebe um material mais macio e o antepé um material mais firme. Esta configuração de entressola resulta em uma transição de início suave e agilidade na fase final para um impulso de qualidade.

Todas estas tecnologias formam o poderoso sistema de amortecimento e estabilidade presente no Hoka One One Arahi 2. O que justifica o sucesso que o modelo vem acumulando desde o seu lançamento em 2017.

Solado

Hoka Arahi 2 tem o solado composto pela Hi-Abrasion Lightweigth Rubber (borracha leve e de alta abrasão em português), um componente que protege a entressola contra o desgaste provocado pelas superfícies. Esta borracha é aplicada nas regiões mais críticas do solado, onde há maior incidência de desgaste pelo uso contínuo do tênis. Com isso, Arahi 2 apresenta uma excelente durabilidade.

O solado do Hoka One One Arahi 2 apresenta sulcos flexíveis de design projetado para conferir uma flexibilidade compatível com a flexão natural dos pés.

Além disso, o solado presente neste modelo fornece aderência e tração durante toda a corrida. O resultado é uma corrida segura e confortável do início ao fim.

Conclusão

Quando pensamos em um calçado maximalista (estes com a entressola robusta), que forneça amortecimento suave e que ainda traga estabilidade, rapidamente formamos a ideia de um tênis pesado. E é neste ponto que Hoka One One foi bem sucedida ao apresentar o modelo Arahi, um calçado com todas estas características mas que, ao mesmo tempo, apresentasse uma estrutura abaixo dos 300g. Este fator, somado ao restante do calçado, permite que corredoras e corredoras possam alcançar um ótimo desempenho tanto em corridas diárias quanto em maratonas.

Características Técnicas do Hoka One One Arahi 2

  • Bom para: provas | treinos
  • Categoria: amortecimento
  • Pisada: neutra | pronada
  • Peso: 261g (tamanho 42)
  • Drop: 5mm
  • Preço sugerido: R$699,99

 

Veja Mais Modelos [+]