Fila Kenya Racer 3

Foto: Divulgação Fila

Se você é um daqueles corredores que investem alto para ter um bom tênis para corrida e automaticamente torce o nariz para marcas que não sejam Adidas, Nike, Mizuno ou Asics… tome cuidado! Você pode perder a chance de presentear sua corrida com o terceiro modelo do Fila Kenya Racer, mas que nos primeiros 100 metro você já estará íntimo o suficiente para chamá-lo de Fila KR 3!

A primeira impressão que o KR 3 passa é de ser um tênis extremamente simples e sem muita sofisticação. E o que impressiona é que ele é assim mesmo! E isso influenciará diretamente no tamanho desse texto! Pois o Fila Kenya Racer 3 possui apenas três tecnologias: o suficiente para começar a ganhar o coração e os o pés de muito corredor brasileiro! Então, continue lendo o nosso review para concordar que o Fila KR 3 é a melhor definição de que “menos é mais”!

Um Pouco de História

A terceira versão do Fila KR foi desenvolvida aqui no Brasil em parceria com a Dass (o maior centro de desenvolvimento de calçados da América Latina). A equipe responsável se uniu à melhor fonte de pesquisa: os corredores quenianos. Os atletas, patrocinados pela marca, foram a base para que a Fila chegasse aos resultados que hoje, para muitos corredores, dificultam apontar os “contras” para colocarem em suas avaliações.

O fator principal que guiou a pesquisa foi o peso do calçado. Afinal, em provas de velocidade, a cada 100g a mais de peso em nossos pés aumenta de forma não linear o desgaste da energia que temos para correr. Este fato gerou modificações em quase todos os materiais que compõem o Kenya Racer 3.

Bom, este foi o início para que a Fila colocasse no mercado um tênis para corrida que pesa inacreditáveis 176g! E para não gerar dúvidas, este é o peso do Fila KR 3 de numeração 40.

Então, já que os “contras” estão difíceis de serem encontrado, confira agora os prós do novo Fila Kenya Racer 3!

Cabedal

Foto: Divulgação Fila

Quando pensamos na construção superior de um tênis para corrida, a primeira coisa que vem na cabeça são as malhas elaboradas e mil tecnologias que envolvem cada fio de nylon tricotado. Bom, conforto não foi o ponto de investimento que a Fila escolheu, já que o modelo KR 3 foi desenvolvido para corridas de performance: aquelas que não passam dos 10km e que o tempo é o inimigo a ser vencido.

O cabedal do Fila KR 3 é uma estrutura simples, porém, ao mesmo tempo, é um achado! O material utilizado é sintético e mais parece uma mini tela que, por sua vez, faz parte de 100% da construção externa cabedal. Denominado pela empresa como cabedal fusionado, notamos apenas algumas aplicações de malha na gaiola dos dedos e um leve acolchoado no contraforte do calcanhar e na língua.

Bom, não precisa ser expert no assunto pra chegar à conclusão de que o cabedal do Fila KR 3 oferece uma das melhores ventilações do mercado. Junto ao fato de não ter costuras, este tênis para corrida garante pés super ventilados, sem suor e sem o risco de bolhas ao final da prova.

Uma das coisas que faz do KR 3 ainda mais especial, é o cuidado carinhoso que a Fila teve em incluir pequenos detalhes ao cabedal. O primeiro é a inclusão da bandeira do Quênia na língua do calçado. Depois podemos observar que, no pé esquerdo abaixo do cadarço, está escrito “BORN” e, no mesmo lugar, no pé direito “TO RUN”. Ambos destacam a importância dos corredores quenianos, não só para a marca, mas para outros atletas e pra história da corrida.

Foto: Divulgação Fila

Outro fator que não podemos deixar de falar, em se tratando do cabedal, é que esta nova construção, obviamente, colaborou na redução do peso do total do Fila Kenya Racer 3.

Entressola

O Kenya Racer 3 tem uma entressola de boa maciez. Sua construção recebe a espuma EVA manipulada pela fabricante, que nomeou o material de EVA SuperAction. Segundo a Fila, o material possui ótima resiliência, oferecendo a garantia de que a entressola não se deforme durante a corrida. O amortecimento deste material é na medida certa, oferecendo um passeio confortável durante toda a corrida.

Na região do calcanhar podemos encontrar a peça que representa a tecnologia Energized Ribbons. A unidade faz parte do sistema (até engraçado utilizar esta palavra, já que a entressola possui somente estes dois materiais!) de amortecimento Fila KR 3 e, mesmo sendo desenvolvida especialmente para este modelo, podemos encontrá-la em outros modelos running da marca. Sua função é reduzir as vibrações resultantes de cada impacto, proporcionando assim muito mais estabilidade durante a corrida.

Foto: Divulgação Fila

Quando à tecnologia Energized Ribbons, gerou-se no início um questionamento interessante: se a tecnologia se encontra no retropé da entressola, isso significa que foi desenvolvido para corredores que aterrissam com o calcanhar, certo? Porém, uma das grandes marcas dos corredores quenianos é justamente a aterrissagem com a parte frontal dos pés. Sendo assim, se a fonte de pesquisa foram os super-corredores do Quênia, por quê o desenvolvimento e inclusão da peça para este modelo?

Bom, depois de pensar um pouco, a resposta fica até óbvia! Para os atletas quenianos esta peça não altera o desempenho do calçado (e muito menos o deles). Mas e para os corredores Brasileiros que são os principais consumidores da marca? Sim!

Então, faz todo sentido que esta tecnologia esteja presente no KR 3. E que pelo visto, tem agradado corredores no quesito estabilidade!

Sola

A sola da versão atual do modelo KR tem design inspirado em pneus de alta performance e apresenta atualização em seu material: um exclusivo composto de borracha que é muito mais leve do que as borrachas convencionais. Aplicada na região frontal do solado, garante aderência e tração independente das condições da superfície, oferecendo segurança em pisos secos e molhados.

Foto: Divulgação Fila

No solado do Fila Kenya Racer 3 podemos encontrar ainda a (terceira e última!) tecnologia de nome Cage-AMR. Ela consiste em uma placa de material leve e rígido que fornece estabilidade e proteção anti-torção durante cada passada.

Conclusão

Bom, como adiantamos, Fila KR3 é a materialização da frase “menos é mais”! Talvez foi por isso que a marca conseguiu desenvolver um calçado que, de um modelo pra outro, reduziu 70g de peso e que, de acordo nossas observação, está ganhando um espaço considerável dentre as escolhas dos corredores brasileiros. Isso se dá pela qualidade e desempenho do produto oferecido e pelo custo benefício, já que seu preço está muito abaixo do valor de outros calçados de mesma categoria. Seu estilo também vem recebendo elogios, já que apresenta design minimalista e clean. As opções de cores são variadas e tem agrada muito àqueles que não gostam de modelos cheios de cores. Fila Kenya Racer 3 apresenta opções variadas de tonalidade em modelos de uma única cor, o que tem agradado principalmente quem não gosta de calçados cheios de cores misturadas.

Resumidamente, graças aos quenianos e ao modelo KR3, a Fila conseguiu entrar na lista de melhores opções de tênis para corria dos brasileiros. Vale a pena conferir!

Características Técnicas

  • Bom para: performance | treinos de preparação | competição
  • Peso: 176g (numeração 40)
  • Drop: 8mm
  • Pisada:  Neutra | Supinada
  • Preço sugerido: R$349,90
Tênis Fila Kenya Racer 3 Feminino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Feminino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Feminino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Feminino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Feminino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Masculino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Feminino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Masculino
Tênis Fila Kenya Racer 3 Masculino
Veja Mais Modelos [+]