Brooks Glycerin 15

Recentemente, corredoras e corredores brasileiros receberam a feliz notícia de que poderiam finalmente praticar treinos e provas em companhia dos tênis para corrida da marca Brooks. Ainda pouco difundida em território nacional, a fabricante, que é especialista em calçados para corrida, é hoje a mais procurada nos Estados Unidos.  Mas, graças a um contrato de exclusividade com a rede Centauro, a Brooks disponibiliza seus produtos no mercado brasileiro.

Por isso, nosso review de hoje é dedicado aos leitores e leitoras que querem começar a conhecer um pouco mais sobre os produtos da Brooks. Então, para estrear em nossa lista de reviews, você confere agora todos os benefícios do modelo Glycerin 15!

Brooks Glycerin 15

Glycerin 15 é a versão mais recente do modelo que Brooks batizou como premium ultra-cushioned shoe – tênis de ultra amortecimento premium. O que já coloca o Glycerin na linha de máximo amortecimento da marca.

A versão 15 deste modelo mantém a maioria dos recursos utilizados em sua versão anterior, recebendo apenas pequenas atualizações. Isso significa que ainda encontraremos os mesmos elogiados benefícios que este modelo oferece!

Brooks Glycerin 15 está mais estiloso do que o seu antecessor, pois recebe um ligeiro ajuste no design de seu cabedal. Mas isso não fica apenas na estética, pois este ajuste otimiza a funcionalidade do posicionamento das camadas e do 3D Fit Print, um recuso desenvolvido pela Brooks e que detalharemos mais adiante.

Fora isso, Glycerin 15 mantém recursos como a entressola Super DNA com o sistema Segmented Crash Pad e solado flexível com Omni Groove e Omega Flex Groove de material com alta resistência a abrasão.

Bom, mas isso ainda diz pouco sobre o Brooks Glycerin 15! Então, nada melhor do que os detalhes para entendermos o quanto este tênis para corrida pode beneficiar o seu desempenho!

Cabedal

Brooks Glycerin 15 oferece um cabedal de excelente ajuste. Muitos corredores e corredoras que descrevem sua experiência com este modelo, deixam clara sua opinião a respeito do conforto e ajuste que o cabedal oferece.

O cabedal deste tênis para corrida não apresenta costura e tem sua construção baseada em uma mistura de elementos como: malha respirável, tecnologia 3D Print Fit e camada ajustável por meio dos cadarços.

A malha base do cabedal oferece ótimo ajuste e flexibilidade ao calçado. Sua função é oferecer uma eficiente gestão de umidade interna durante a corrida. Por isso ela é uma malha de tramas abertas que confere respirabilidade ao tênis. O resultado é um cabedal ventilado que evita o excesso de suor e controla a temperatura dos pés, fazendo com que todo o treino seja confortável e muito agradável.


Em especial, a 15ª versão do Brooks Glycerin recebe um novo forro interno. Para quem conhecer o modelo, pode achar impossível, mas o interior deste tênis ganha mais conforto e uma sensação inigualável de pelúcia que, logo no primeiro contato, poderá ser notado imediatamente.

Já a tecnologia 3D Print Fit utiliza um processo inovador de impressão para fundir uma espécie de “tela” ao tecido base. Esta “tela” é previamente projetada de forma que, após ser aplicada ao cabedal, forneça estrutura e sustentação. Além disso, esta tecnologia visa outras vantagens como: garantir mais flexibilidade e reduzir o peso do calçado. Com isso, Glycerin 15 é capaz de fornecer um calce com ajuste inteligente, apoio eficiente e flexibilidade precisa.

O contraforte do Glycerin 15 mantém o calcanhar firmemente no lugar. Com um enchimento de espuma avantajado, o contraforte projeta confortavelmente o pé para frente, enquanto a “sela” abraça e trava o mediopé. É assim que o cabedal deste calçado manterá os pés firmes e aconchegados, garantindo uma corrida confortável, estável e segura.

Só pelo cabedal, Brooks Glycerin 15 já poderia ser considerado um tênis premium, pois, com certeza, a marca não economizou materiais de alta qualidade em sua fabricação, conferindo, além de tudo, muita durabilidade ao calçado.

Entressola

Brooks Glycerin 15 mantém a entressola Super DNA uma evolução da DNA BioMoGo, utilizada até a 13ª edição do modelo. Em particular, a construção desta entressola é capaz de fornecer 20% a mais de amortecimento para seu usuário. Além disso, a Super DNA é muito mais leve e oferece ainda mais retorno de energia. E por ser uma entressola de comprimento total, ela melhora a transição durante o ciclo de marcha.

Outro detalhe importante da entressola do Glycerin 15 é que, assim como o solado, ela apresenta sulcos por toda a sua extensão, o que resulta em uma maior flexibilidade para o calçado. Por ser um tênis para corrida de amortecimento máximo, a flexibilidade fornece uma experiência muito mais suave e cheia de agilidade.

Solado

O solado do Glycerin 15 apresenta algumas novidades. No Glycerin 14 o solado era completamente coberto por borracha, já a nova edição do modelo apresenta uma área sem a cobertura de borracha, onde é possível ver o material da entressola. Bom, segundo a marca, este vão é a nova tecnologia “Plush Transition Zone”. A função desta melhoria é garantir uma transição mais leve, suave e estável.

Outra atualização que podemos notar é que a sola do Brooks Glycerin 15 apresenta um novo design. O que antes era bem quadrado, agora ganha uma ar mais fluido, com flex grooves mais arredondados. Pelo que pesquisamos, esta mudança em particular não altera os resultados da versão atual, ou seja: Glycerin 15 continua a entregar aos corredores e corredoras uma excelente flexibilidade, além de tração e aderência. Isso possibilita uma passeio mais natural e seguro, mesmo em terrenos de condições desfavoráveis. Ainda vale mencionar que sola do Brooks Glycerin 15 recebe borracha de alta durabilidade, resistente a abrasão provocada pelo atrito com o solo.

Ainda no solado, Glycerin apresenta a tecnologia Ideal Pressure Zones (Zonas de Pressão Ideais). Sua função e distribuir de maneira uniforme a pressão recebida sob os pés, facilitando a transição e transformando sua corrida em uma experiência confortável e mais fácil.

Resumidamente, a tecnologia Ideal Pressure Zones não permite que apenas uma área do pé receba o maior impacto, o que elimina os famosos “pontos quentes” (fator que gera dor e desconforto ao longo do treino), pois a energia gerada pelos impactos é dispersada ao longo do pé inteiro. Desta forma, com o Glycerin 15 é possível obter movimentos mais suaves e livres.

Conclusão

Brooks Glycerin 15 é conhecido como um dos calçados mais emblemáticos da categoria de máximo amortecimento. Claro, esse título carrega em si tudo o que pudemos notar depois de finalizar este artigo. Afinal, a Brooks conseguiu colocar no mercado um tênis para corrida de alto amortecimento com qualidade inquestionável: excelente suporte de arco, apoio seguro, ótimo ajuste, responsividade, flexibilidade, durabilidade, tração e conforto. E, se vale um adicional: tudo isso em um calçado muito mais leve do que seus concorrentes de categoria.

Características Técnicas

  • Bom para: corridas de 5 a 10km | treinos de rodagem
  • Pisada: neutra
  • Terreno: rua | asfalto
  • Peso: 300g (pode variar de acordo com a numeração)
  • Drop: 10mm
  • Preço sugerido: R$639,99