Brooks Ghost 11

Ghost 11 é a versão mais recente deste tênis para corrida da marca Brooks, que apresenta um calçado mais macio e leve. Capaz de fornecer transições mais suaves do que nunca, a 11ª versão do modelo Ghost garante um desempenho ainda melhor para corredores de corredoras de pisada neutra.

Brooks Ghost recebeu atualizações que resultaram em melhorias significativas em seu desempenho (sim, o que é bom pode ficar ainda melhor!). O cabedal recebe uma malha mais elástica e que possui uma estrutura melhor. A entressola inclui a nova tecnologia de amortecimento da Brooks, que foi batizada pela marca de DNA Loft e que garante mais suavidade, retorno de energia e durabilidade.

Para ficar por dentro de todos os detalhes, basta conferir o nosso review completo do Brooks Ghost 11!

Cabedal

O cabedal do modelo Ghost redesenhado e traz algumas boas novidades. A nova versão apresenta um número bem menor (quase inexistente) de aplicações sintéticas, que consistiam em um material sintético aplicado por meio de fusão na malha e que forneciam estrutura ao cabedal.

Retirar estas aplicações foi possível graças à atualização feita na engineered mesh (malha projetada) do Ghost 11, que agora possui componentes melhores. Esta nova formulação resultou em uma malha mais elástica e estruturada.

Desta forma, Brooks Ghost 11 apresenta um cabedal mais leve, flexível, suave e macio, capaz de envolver os pés em um ajuste firme, mas sem restringir os movimentos do pé ou gerar pontos de fricção (responsáveis pelo surgimento das temidas bolhas e/ou escoriações ao fim do treino). Além disso, as tramas abertas desta malha garantem a respirabilidade do cabedal, promovendo uma corrida confortável, livre do excesso de suor e com temperaturas saudáveis para os pés.

Um detalhe que vale ressaltar sobre a nova malha deste tênis é que ela fornece um acabamento muito mais elegante ao cabedal, conferindo ao Ghost 11 um estilo mais moderno e sofisticado. Ponto que, cá entre nós, nuca foi o forte da Brooks.

Outra atualização presente no cabedal do Ghost está no contraforte traseiro, que foi redesenhado e recebe nova estrutura. Na versão anterior do modelo (10) o contraforte possuía uma pequena aplicação sintética, já no Ghost 11 a Brooks inclui uma estrutura mais ampla e composta por um material mais firme e resistente aplicado à malha por meio de fusão, ou seja, elimina a necessidade de costuras extras.

Sendo assim, Brooks Ghost 11 é capaz de fornecer mais ajuste, suporte e firmeza para o calcanhar que, durante a corrida, permanecem estáveis no lugar. Isso resulta em uma corrida mais segura, pois evita que o calcanhar deslize no interior do calçado.

Tanto a lingueta quanto o colarinho possuem um enchimento de espuma médio, mas que fornecem muito conforto e proteção aos pés. Além disso, o forro presente nestas estruturas entregam uma sensação extremamente macia quando tocam a pele.

Entressola

A 11ª versão do modelo Ghost recebe atualização em seu sistema de amortecimento que, além da já conhecida tecnologia BioMoGo DNA, agora ganha a presença da nova DNA Loft.

A entressola DNA, que compõe a maior parte da entressola do Ghost 11, é composto por um material capaz de se adaptar de acordo com a força que aplicamos nele. O resultado é uma entressola que se adapta ao peso, ritmo e marcha de cada corredor ou corredora de maneira específica. Desta forma, a tecnologia DNA foi desenvolvida para fornecer um amortecimento sob medida que se adapta de maneira contínua, oferecendo a quantidade de amortecimento de acordo com a necessidade do corredor. Além disso, a entressola de tecnologia DNA possui outras vantagens como:

  • 30% a mais de amortecimento se comparada com entressolas comuns (de Gel ou EVA).
  • Fornece o dobro de retorno de energia
  • Proporciona transições mais suaves e estáveis

Já o DNA Loft, uma nova tecnologia introduzida no Brooks Ghost 11, consiste em um material mais denso que ocupa a metade externa do crash pad (estrutura que compõe a entressola e tem como função absorver impactos). A DNA Loft é uma espuma de natureza mais responsiva, durável e leve. Sua função é otimizar a absorção de impacto das aterrissagens e fornecer transições ainda mais suaves.

Mesmo possuindo dois tipos de espuma, a DNA e DNA Loft, a entressola do Ghost 11 é composta por uma única estrutura e que possui outros recursos que foram aprimorados. Com um design diferente, podemos notar a presença da tecnologia Segmented Crash Pad, que consiste em ranhuras aplicadas na entressola que formam pontos independentes de absorção de impactos. Sua função é recepcionar os impactos e dispersá-los de maneira uniforme, resultando em transições mais naturais e estáveis. Com o novo design, este recurso otimiza suas funções e garante uma entressola ainda mais flexível para o Brooks Ghost 11.

Solado

Assim como na sua versão passada, o solado do Brooks Ghost 11 é composto por dois tipos de borracha. Na região do antepé contamos com a blown rubber, borracha mais leve, mais macia e mais elástica do que as borrachas comuns. Sua presença confere ao solado do Ghost 11 maior capacidade de resposta, durabilidade e flexibilidade. Tudo que é necessário para uma transição ainda mais ágil, dinâmica e estável.

Já na região do calcanhar, o solado do Ghost é composto pela borracha carbonada que, por receber carbono em sua formulação, apresenta alta resistência à abrasão. Isso quer dizer que esta borracha confere durabilidade ao solado, evitando o desgaste precoce e fornecendo um desempenho com maior vida útil.

O solado do Ghost 11 pode apresentar a mesma composição, mas o seu design foi atualizado. Os padrões recebem um novo formato, conferindo mais aderência e tração durante a corrida. Além disso, a presença dos flex grooves (sulcos flexíveis) proporcionam uma excelente flexibilidade ao Brooks Ghost 11.

Conclusão

As atualizações presentes no Ghost 11 obtiveram um resultado tão positivo que o modelo ganhou o prêmio Runner’s World Editor’s Choice, configurando este tênis para corrida como um produto de excelência em sua categoria, principalmente por combinar design inovador e desempenho de alta qualidade.

Bom, tudo isso tem um preço… e caro. Mas que, olhando para o custo benefício, valerá a pena cada centavo investindo no Brooks Ghost 11.

Especificações Técnicas do Brooks Ghost 11

  • Bom para: competição
  • Categoria: amortecimento
  • Pisada: neutra
  • Peso: 306g (variável de acordo com a numeração)
  • Drop: 12mm
  • Preço: R$699,99
Veja Mais Modelos [+]