Asics Gel Cumulus 19

O Asics Gel Cumulus 19 é um tênis versátil, adequado para corridas longas e leves, e mantém o alto padrão de conforto e durabilidade que são marcas da Linha Gel Cumulus da Asics, que vem se destacando no mercado há quase duas décadas.

Diferenças Modelo Masculino e Feminino

O modelo é ideal para corredores com pisada neutra ou suave, o drop tanto no masculino quanto do feminino é de 10mm, a altura do calcanhar no masculino é de 23 mm enquanto no feminino é de 22 mm. O peso do masculino é de 320g e o feminino de 258g. O modelo feminino apresenta uma entressola superior mais macia para maior suavidade, em relação ao design masculino.

Preço

A partir da análise do preço, o Cumulus está na categoria intermediária, fica entre o modelo Nimbus (preço mais elevado) e o Flux (preço menor). O tênis pode ser encontrado por R$499,90 em lojas virtuais de artigos esportivos.

Características

Cabedal:

O cabedal é composto por material sintético e mesh (fibras em malha com tramas abertas) parcialmente sem costura, o que reduz o potencial de irritação e fricção causada por pontos e costuras tradicionais, além de garantir um maior conforto.

Entressola:

A entressola é em espuma de EVA de dupla densidade com haste de plástico. É utilizada a tecnologia FluidRide, para proporcionar amortecimento e melhor resposta nas passadas, com sistema de amortecimento em GEL traseiro e dianteiro, além da tecnologia I.G.S. (Impact Guidance System) que visa guiar o movimento natural do pé, desde o contato do tornozelo até a propulsão.

Solado:

O solado é de borracha e utiliza as seguintes tecnologias:

*Guidance Line: promove flexibilidade, característica indispensável em um tênis para corridas de longas distâncias. Consiste em um extenso corte ao longo da região da sola, que espalha a pressão durante cada movimento, distribuindo de forma mais completa a energia em cada parte dos pés.

*Guidance Trusstic System: sistema integrado à tecnologia Guidance Line para melhorar a construção de passadas mais eficientes.

*Borracha AHAR (High Abrasion Rubber): material resistente a abrasões e desgastes diários, localizada na região do calcanhar. Assim, as áreas de maior desgaste estão protegidas por materiais de alta resistência e qualidade, o que acarreta em uma maior durabilidade e conforto.

*Borracha blown rubber: é uma borracha expandida, tem ar injetado para torná-la macia e leve. É localizada na parte do antepé do tênis.

A aderência da sola é garantida através de ranhuras dos blocos de carbono do solado que propiciam uma excelente aderência e ótima arrancada.

Palmilha:

Apresenta duas tecnologias: a Ortholite e ComforDry que garantem maior conforto, suavidade, respirabilidade e um sistema antimicrobiano.

Pontos positivos e negativos do Asics Gel Cumulus19

Os pontos positivos trabalhados no novo modelo Asics, bem como os que deixaram a desejar, item por item, serão analisados abaixo:

Prós

O ótimo amortecimento de impactos

O amortecimento do Cumulus 19 assim como nos modelos anteriores é garantido pelo sistema de amortecimento em gel com base de silicone, colocado em locais estratégicos para absorção de impacto. O gel fica localizado no calcanhar e no antepé, nas regiões externas, o que é bastante semelhante à versão anterior.

Estabilidade

A Asics com a tecnologia I.G.S (IMPACT GUIDANCE SYSTEM) garante a estabilidade, pois permite que os pés tenham um auxilio em todas as fases do movimento. Assim, a distribuição de impacto e direcionamento da passada será mais próxima do movimento natural do corpo.

Ventilação

A predominância de malha espaçada, praticamente sem costuras, proporciona ao cliente um maior conforto e o torna mais respirável.

Preço estagnado

O preço do Cumulus 19 se manteve o mesmo do modelo Cumulus 18, o que sem dúvidas é um grande destaque.

Ilhós Discretos

Os ilhós contrários são colocados independentemente, o que leva a dispersão da tensão do laço, criando um ambiente de montagem personalizado e conforto superior.

Contras

Biqueiras estreitas

O modelo apresenta biqueiras estreitas o que pode causar certo desconforto nas primeiras vezes que o calça. De acordo com clientes, após essa sensação inicial é possível desfrutar de todo conforto do modelo.

Deslizamento da Linqueta

Apesar de não ser um grande defeito, a lingueta pode vir a deslizar já que essa não esta ligada ao restante do cabedal.

Drop Intermediário

Havia expectativas de redução do drop em relação ao modelo anterior, o Cumulus 18, porém a Asics manteve o Drop de 10 mm. Quanto menor o drop maior a semelhança com a pisada natural.

 

Diferenças: Asics Gel Cumulus 18 vs. Asics Gel Cumulus 19

Os amantes do modelo Cumulus ficarão satisfeitos por descobrir que esta nova versão desvia muito pouco do modelo anterior, Cumulus 18. As modificações mais visíveis são a remoção da sobreposição do logotipo da Asics no lado medial da parte superior, resultando em flexibilidade ligeiramente mais lateral e estreitamento da região do colar, que é bastante acolchoado.

A entressola e o solado se mantiveram praticamente iguais e a numeração do Cumulus 18 e o 19 são semelhantes, ou seja, deve-se comprar um número maior que o habitual senão o espaço no interior será restrito. O novo modelo apresenta menor número de costuras, o que acarreta em maior conforto e respirabilidade. A região dos dedos continuou estreita, mas isso pode variar tanto da adaptação, quanto do formato do pé. A área do calcanhar e a língua mais curta acarretam em um calçado mais suave, graças à mudança do revestimento.

A maior parte da área externa do calcanhar do Cumulus 19 é coberta com tecido, o que proporciona um visual mais limpo em comparação com o Cumulus 18, que possui tiras sintéticas e detalhes reflexivos. A reflexão infelizmente foi uma vítima nesse quesito, visto que ficou reduzida a um pequeno logotipo.

O que esperar para 2018?

Há expectativas que o drop seja reduzido para a próxima linha Asics Gel Cumulus, algo em torno de seis a sete milímetros, o que tornaria mais semelhante à pisada natural.  Tendo em vista um tênis mais leve e rápido, deseja-se que a habitual plataforma da entressola de EVA seja substituída pela nova tecnologia da Asus o FlyteFoam, na qual a entressola é composta por fibras orgânicas, o que permite redução do peso e mantem a capacidade de amortecimento, tornando o tênis ainda mais confortável.

Veja Mais Modelos [+]