Asics Dynaflyte

O Asics Dynaflyte é um modelo leve da Asics, para corredores com pisada neutra ou supinada que buscam um tênis que une amortecimento e responsividade. O modelo feminino pesa 221g (varia de acordo com a numeração), a altura do salto é de 19 mm e a altura da ponta do pé é de 11 mm, a diferença dessas duas alturas acarreta em um drop de 8 mm. O masculino pesa 263g, tem 20 mm de altura do salto e 12 mm de altura da ponta do pé o que acarreta em um drop de 8 mm, ou seja, o drop do masculino e do feminino são os mesmos. O preço varia entre R$ 319,90 e R$699,90 em lojas virtuais de artigos esportivos, de forma que vale a pena fazer uma ampla pesquisa de preço antes de concluir a compra.

 

Cabedal

 

O material do cabedal é sintético muito respirável, permite o fluxo de ar, para manter os pés com sensação de frescor durante as corridas e por dentro é todo em feltro para proporcionar um ajuste e conforto maior aos pés. Usualmente as marcas utilizam como material do cabedal, o mesh, que é mais rígido do que o material sintético, o que torna o Asics Dynaflyte mais maleável e macio. Os materiais presentes no cabedal não possuem costura, o que reduz o potencial de irritação e fricção entre as usuais costuras e os pés.

Na parte posterior do calçado tem-se um material sintético que imita o couro, para proporcionar maior estrutura ao calçado, assim como nas laterais a logomarca da Asics está presente como linhas de suporte. O cabedal não apresenta nenhuma estrutura plástica de contenção, o que o torna mais leve e com a passada mais natural, permitindo que o pé fique mais livre.

A palmilha é de EVA, forrada, macia e removível, o que proporciona conforto e maior facilidade na limpeza, além de possibilitar mudanças ortopédicas caso o corredor possua alguma especificação médica.

Há uma linha de suporte na biqueira para proporcionar maior segurança em uma área que é mais fácil de ser atingida por algum obstáculo. Os ilhós são apenas orifícios por onde passaram os cadarços em material sintético, pelos ilhós existe uma linha de contenção para proporcionar estrutura ao tênis e facilitar a colocação dos cadarços.

Apresenta um clipe de contraforte interno (parte posterior do calçado que protege o calcanhar subindo pelo tendão de Aquiles), não é muito rígido, mas que fornece segurança e proteção durante as passadas.

Entressola

 

A entressola apresenta a tecnologia Flytefoam, é uma entressola composta por fibras orgânicas, o que permite redução do peso, mantém a capacidade de amortecimento e torna o modelo mais rápido a repostas, tornando-o ainda mais confortável. O Flytefoam é 55% mais leve do que o EVA que é comumente utilizado, as fibras reforçadas retornam ao formato original após cada passada, oferecendo amortecimento e leveza.

A tecnologia I.G.S. (Impact Guidance System), comumente empregada pela Asics, também é utilizada no Dynaflyte, essa tecnologia visa guiar o movimento natural do pé, desde o contato do tornozelo até a propulsão. Além de apresentar a consagrada tecnologia GEL, que proporciona absorção de impactos e pisadas mais suaves. O Gel é com base de silicone, e é posicionado no calcanhar, um lugar estratégico,  para maior absorção de impacto.

Solado

 

O solado apresenta uma base larga que proporciona estabilidade para o corredor decolar e aterrissar. A flexibilidade é garantida por duas linhas de flexão presentes na parte dianteira do solado

O solado utiliza tecnologias de extrema importância para a composição positiva do modelo, que favorecem tanto os movimentos dos pés quanto a durabilidade. As três principais tecnologias são abordadas abaixo:

*Borracha AHAR (High Abrasion Rubber): material resistente a abrasões e desgastes diários, localizada em toda parte externa do solado. Assim, as áreas de maior desgaste estão protegidas por materiais de alta resistência e qualidade, o que acarreta em uma maior durabilidade e proteção.

*Guidance Line: sulco flexível que se estende desde o calcanhar até a ponta do dedão e trabalha juntamente ao movimento dos pés, tornando o ciclo da pisada mais confortável e bem distribuído.

*Guidance Trusstic System: peça em TPU localizada  na região do meio do pé que, além de reduzir o peso total do calçado, dá suporte ao arco dos pés, promovendo maior estabilidade para o corredor. É um Trusstic System menor do que o habitual para permitir maior movimentação dos pés, não impedindo totalmente a torção.

Conclusão

O Asics Dynaflyte é um modelo versátil, que possibilita o corredor utiliza-lo em treinos intervalados como em treinos mais leves. Apresenta um design moderno, disponível em diversas cores, para agradar os mais variados gostos. O preço é acessível apresentando um ótimo custo benefício, pois concilia economia com qualidade. A responsividade é o maior enfoque do modelo, garantida graças a tecnologia . O GEL proporciona um bom amortecimento que conciliado a um bom drop, 8 mm, e a leveza do modelo proporcionam ao corredor um sensação especial ao correr.

O ponto negativo é que o cabedal em material sintético em corridas mais longas acaba por sofrer algumas deformações. Cabe ao corredor analisar os pontos positivos e este negativo e avaliar o que mais conta em um modelo de tênis para ele.

 

 

Veja Mais Modelos [+]