Os 7 Melhores Tênis Para Corrida da Nike

Qual o melhor tênis da Nike atualmente? Com opções diversas e para os mais diferentes tipos de necessidades, a marca norte-americana conta com uma variedade incrível de modelos.

Pensando nisso, selecionamos os 7 melhores tênis para corrida da Nike, que envolvem alguns critérios bastante objetivos: conforto, construção, função e, claro, custo-benefício.

Dessa maneira, procurou-se ser o mais justo possível em uma pequena lista com um leque de opções tão vasto.

Portanto, de antemão, é preciso saber que os critérios utilizados juntou pontos específicos para definir uma lista de caráter bastante pessoal, mas que comporta o máximo de opções possíveis de modelos de tênis da Nike.

Como escolher o melhor tênis da Nike

Para escolher o melhor tênis para corrida da Nike é preciso atenção a alguns detalhes importantes. Os tênis possuem diferenças como sua anatomia, o objetivo de uso e o preço praticado no mercado.

Conheça a diferença do tênis para corrida da Nike masculino ou feminino

Os tênis para corrida não ganham diferenciação de masculino e feminino apenas pelo design de cores. O formato do calçado é pensado de acordo com as estruturas biológicas de cada gênero.

Portanto, um tênis de corrida Nike masculino costuma ter uma estrutura reforçada, para acompanhar e suportar a maior musculatura dos homens. Enquanto isso, o pé feminino apresenta o mediopé mais cavado e curvado, exigindo reforço na região.

Existem, ao todo, sete diferenças pontuais entre os pés masculinos e femininos que vão refletir diretamente no formato do tênis da Nike:

  1. Pé masculino é proporcionalmente mais longo e mais largo;
  2. Canela das mulheres é mais longa e larga;
  3. Tornozelos femininos são mais largos;
  4. Arco do mediopé é mais cavado nas mulheres;
  5. Circunferência do mediopé das mulheres é menor;
  6. A distância dos tornozelos masculinos até o chão é maior; e
  7. Pés masculinos têm dedões mais altos.

Verifique o custo-benefício do tênis

O custo-benefício é sempre um detalhe importante ao comprar um tênis da Nike. A vantagem de haver uma grande variedade de opções é, igualmente, existir pluralidade de preços.

Contando com bons modelos de entrada, assim como excelentes modelos de alto padrão de desempenho, é fundamental entender o objetivo da compra.

Portanto, antes de definir o orçamento, é imprescindível determinar para quais fins será o calçado. Afinal, existem basicamente três usos cotidianos de tênis:

  • corrida;
  • caminhada; e
  • academia

Você sabe a diferença entre eles?

Saiba a diferença entre os tênis de caminhada, corrida ou academia

Todo tênis de corrida é um tênis esportivo, mas nem todo tênis esportivo é para corrida. Um pouco confuso, certo? Entretanto, é mais fácil de entender do que você imagina.

Cada tênis tem uma função e especificidade. Existem tênis para caminhada, academia e corrida, de forma bem básica – sendo os mais usuais no dia a dia.

Quando falamos em um tênis para corrida, é necessário um calçado de maior suporte, melhor amortecimento, conforto e durabilidade.

Enquanto isso, um tênis para caminhada requer conforto acima de tudo e um ótimo amortecimento, pois geralmente ele é usado por um tempo mais prolongado de exercício.

Já o tênis para academia pode ser mais simples que os outros dois, exigindo apenas uma boa acomodação do pé à forma do calçado como base.

Dessa maneira, o tênis para corrida é bastante diferente, pois exige uma construção voltada para o alto desempenho. É necessário observar a tecnologia da entressola para o melhor amortecimento possível, a construção de cabedal para maior durabilidade e, claro, uma aderência de sola adequada.

O que analisar antes de comprar o melhor tênis da Nike

Definida a escolha prévia, será necessário também analisar alguns pontos importantes antes de finalizar a compra. Um tênis é dividido em três partes, essencialmente:

  • o cabedal (parte superior);
  • entressola (região mediana); e
  • solado (sola do tênis).

Existe, portanto, uma diferença de tecnologia entre os calçados seguindo especificamente cada uma das partes de um tênis, que fará grande diferença para a execução do exercício.

Saiba o tecido do cabedal

O tecido do cabedal é uma parte importante da construção de um calçado. Nos tênis da Nike é possível, em sua maioria, observar o uso da engineering mesh – uma malha de tramas abertas que promove ventilação e flexibilidade -, mas também podem apresentar as tecnologias FlyWire e FlyKnit.

Incorporado na maioria dos calçados, o engineering mesh é um tecido mais simples, de tramas abertas e evidenciado nos calçados de entrada na marca.

Já a tecnologia FlyWire oferece uma maior resistência e um suporte adequado ao pé. Enquanto isso, a tecnologia FlyKnit garante mais flexibilidade, respirabilidade e ventilação interna, quase como uma segunda pele.

Confira o amortecimento da entressola

Na entressola, há uma disponibilidade maior de diferentes tecnologias existentes nos tênis da Nike. Geralmente apresenta o material de espuma EVA. Leve e macio, este material pode ser encontrado em diferentes níveis e disposição, variando segundo o modelo. Além disso, a marca possui diferentes tecnologias de amortecimento, as mais conhecidas são:

  • Nike Air Max: bolsas de ar no solado que oferece uma melhor resposta após a pisada;
  • Lunar Nike: maior densidade de EVA para proporcionar um efeito trampolim durante a corrida;
  • Zoom Air: maior potência graças às fibras elásticas de algodão costuradas nas bolsas de ar; e
  • Nike React: sistema de amortecimento que confere maior absorção aos impactos criados.

Opte pela boa aderência do solado

O solado entra em contato direto com o terreno, portanto é imprescindível que ele seja de alta qualidade. Nos tênis Nike é muito comum que o solado seja emborrachado, variando seu material de composição de acordo com o modelo.

Isso porque as ranhuras e a disposição do emborrachamento serão adequados à pisada daquele específico calçado. Dessa maneira, o solado deve possuir uma boa aderência de sola, na maioria das vezes.

Somente em casos mais específicos, como tênis para corrida rápida, a aderência da sola será deixada de lado, uma vez que a resposta entre o contato do solado com o terreno, para este tipo de atividade física, necessita ser imediato.

Portanto, nada melhor do que escolher a aderência de sola mediana, que confere segurança para uma pisada firme, mas sem perder a responsividade.

Os melhores tênis da Nike

Para formular esta lista, buscamos abranger todos os aspectos possíveis de tênis para corrida Nike e assim trazer as mais diversas opções. Dessa maneira, há tênis de entrada, tênis para caminhada, para academia ou até mesmo para os mais experientes da corrida de rua. Confira:

7º lugar: Nike Revolution 5

O Nike Revolution 5 impressionou logo de cara com a sua chegada. Poderia muito bem ser o Quest 3 ou o Downshifter a integrar essa opção de entrada, escolhida para ocupar a sétima colocação da nossa lista de melhores tênis da Nike.

Embora não seja um modelo destinado exclusivamente para corrida, o Revolution 5 é um calçado completo, reforçado, durável e adequado para todas as atividades. Encontrado a um bom custo-benefício, ele possui vantagens pouco observadas em modelos de entrada.

Bastante leve, o calçado conta com um cabedal em tecido leve, respirável e que garante boa ventilação interna. Muito bem construído, concede boa durabilidade, seja para uso no dia a dia, seja para corridas curtas, caminhadas ou até academia.

Na entressola, amortecimento macio para o uso diário ou corridas de até 5 quilômetros. No solado, boa disposição de borracha e aderência suficiente para terrenos enfrentados na cidade.

Em resumo, um tênis de boa qualidade, excelente como entrada e uma ótima opção para corredores e corredoras iniciantes.

  • Drop: 9mm
  • Peso: 255g (M) e 215g (F)
  • Preço: R$ 229
Veja Mais Modelos [+]

 

6º lugar: Nike Pegasus 38

O Nike Pegasus 38 é o lançamento da linha que coleciona fãs há anos. Com poucas correções em relação ao modelo anterior, o novo Pegasus 38 apresenta modificações importantes e que foram sentidas pelos corredores e corredoras, o mantendo entre os melhores tênis para corrida da Nike.

Especificamente no cabedal, o ajuste foi corrigido do Pegasus 37 para o 38. Agora mais confortável, o calçado apresenta bom encaixe para o pé e um tecido em mesh duplo e inteiriço, aposentando de vez o FlyWire na linha.

Enquanto isso, a região de entressola também sofreu com algumas modificações, como a inserção maior de bolsões do Nike Air, o que conferiu maior retorno de energia a cada impacto.

Já no solado, o padrão Waffle foi mantido, agora com borracha OG/RS-001 em pontos específicos. Com tanta inserção de novas tecnologias, o Pegasus 38 mantém o seu preço elevado, mas ainda assim competitivo para o que entrega.

Ideal para tiros longos e treinos diários, o Nike Pegasus 38 é um dos grandes tênis da Nike para corredores e corredoras de rua, sejam iniciantes ou experientes.

  • Drop: 10mm
  • Peso: 300g (M) e 230g (F)
  • Preço: R$ 599
Veja Mais Modelos [+]

5º lugar: Nike Zoom Winflo 8

O Nike Zoom Winflo 8 faz parte da linha intermediária de tênis para corrida da Nike. Entregando ótimos atributos, a linha Winflo mostra excelentes características e tecnologia de última geração.

Com diversas modificações, o Nike Zoom Winflo 8 carrega consigo excelentes características, como um cabedal bastante confortável. Ao calçar o tênis é imediata a sensação agradável de conforto e segurança.

Na entressola, a tecnologia Air Zoom faz muito bem o seu trabalho na região do calcanhar e antepé, tornando a passada bastante confortável e promovendo bom retorno de energia. Entretanto, vale destacar que, em função da injeção de EVA, o tênis ficou mais pesado do que a versão anterior.

Por fim, no solado, uma borracha de boa aderência, tração e alta durabilidade, ideal para todos os terrenos. Não à toa, a tecnologia de solado do Winflo 7 se assemelha muito à utilizada na linha Pegasus, por exemplo.

Um tênis para corrida intermediário, versátil e de excelente custo-benefício, o Nike Zoom Winflo 8 entrega tudo o que promete e mais um pouco, não estando à toa na quinta colocação de nossa lista dos melhores tênis de corrida da Nike.

  • Drop: 10mm
  • Peso: 308g (M) e 283g (F)
  • Preço: R$ 399
Veja Mais Modelos [+]

 

4º lugar: Nike Vomero 16

O Nike Vomero é uma linha de tênis de corrida intermediária de alta qualidade e bastante queridinho dos corredores e corredoras em geral. Leve, o modelo envolve um acabamento pensado na velocidade.

Logo no cabedal é possível enxergar a diferença deste modelo para os demais da Nike por conta do formato do colarinho. A clipagem de contraforte promove uma maior segurança para a região do calcanhar, tornando-se um tênis muito bem construído e, acima de tudo, confortável.

Na entressola, uma combinação justíssima da tecnologia React e Air Zoom promovem o melhor amortecimento de um tênis Nike para os pessoas de pisada Neutra/Supinada. Ao utilizar o modelo Vomero é possível notar de cara a responsividade do calçado.

Por fim, na região do solado, as ranhuras em formato hexagonal oferecem boa aderência e adequada tração para o usuário. Assim, é um tênis voltado para corridas rápidas e um dos melhores da categoria em geral, levando-se em conta todas as marcas.

  • Drop: 10mm
  • Peso: 298g (M) e 255 (F)
  • Preço: R$ 699
Veja Mais Modelos [+]

 

3º lugar: Nike ZoomX Invincible Run

O Nike ZoomX Invincible Run foi lançado há pouco tempo pela empresa norte-americana, mas rapidamente já ganhou o coração dos corredores. Isso porque é um tênis de alta qualidade e recebe boa dose tecnológica em sua construção.

Muito confortável, o modelo utiliza o FlyKnit em seu cabedal, conferindo leveza e excelente respirabilidade ao tênis. Versátil, ele pode ser uma opção para caminhadas, academia ou ainda para o dia a dia, dada a sensação de “abraço ao pé” promovida pelo cabedal muito bem construído.

Na região da entressola, o formato similar a uma canoa garante uma maior impulsão ao corredor. O Nike ZoomX Invincible Run é o modelo ideal para quem procura por maciez e responsividade, muito por conta da tecnologia ZoomX inserida na entressola.

Por fim, no solado, o material possui qualidade média, mesmo sendo uma borracha bastante generosa. Contudo, é um tênis para todas as ocasiões, calhando muito para corredores e corredoras que optam por treinos curtos ou até para maratonistas de plantão.

  • Drop: 9mm
  • Peso: 278g (M) e 245g (F)
  • Preço: R$ 859
Veja Mais Modelos [+]

 

2º lugar: Nike React Infinity Run 2

O Nike React Infinity Run 2 chegou ao mercado no início de 2021 e, antes mesmo do seu anúncio, já gerava expectativa no público. A melhor parte? Não decepcionou, garantindo um tênis de ótima construção e excelente desempenho.

Oferecendo um formidável conforto na região do cabedal com a adoção maior do FlyKnit, sem inserção de costuras, o modelo é um dos tênis para corrida da Nike mais confortáveis – talvez levando, inclusive, este troféu para casa.

Na entressola, espuma equilibrada, com maior preenchimento na região do mediopé, garantindo um calcanhar mais estabilizado e uma pisada mais concentrada e de boa resposta.

Por fim, no solado, ranhuras dispostas para contribuir com uma boa tração na passada, sendo um tênis especial para corredores e corredoras que desejam evitar lesões, acima de tudo.

Para se ter uma ideia, em testes realizados com 226 pessoas, entre homens e mulheres, o Infinity Run apresentou uma redução de 52% de lesões em comparação ao Nike Air Zoom Structure 22, por exemplo.

Portanto, é um tênis que visa uma maior segurança ao corredor, com uma construção firme, de qualidade e, somado a isso, uma boa resposta no exercício. Um dos melhores tênis de corrida da Nike, sem dúvidas.

  • Drop: 10mm
  • Peso: 300g (M) e 244g (F)
  • Preço: R$ 599
Veja Mais Modelos [+]

 

1º lugar: Nike ZoomX Vaporfly Next%

O Nike ZoomX Vaportfly Next% integra o primeiro lugar da lista, mas não como individual e sim como linha. O primeiro modelo chegou para ganhar os corações dos corredores e corredoras, enquanto o segundo para consolidar e marcar o seu lugar de vez.

Com um cabedal em malha Premium, ele é notoriamente respirável, confortável e excelente para acomodar o pé. Além disso, a boa ergonomia de colarinho e clipe de contraforte na medida certa garantem segurança à pisada e suporte ao calcanhar.

No amortecimento, injeção de Vaporfly e ZoomX, combinados, para promover boa resposta durante a corrida e conforto durante a passada. Absorvendo o impacto, o calçado devolve a energia de forma primorosa.

Enquanto isso, no solado, uma ótima aderência de sola e adequada tração com o emborrachamento de alto padrão, o que não afeta no peso do tênis da Nike.

Assim, por toda a construção tecnológica de última geração, excelente acabamento e um amortecimento de primeira linha, o Nike ZoomX Vaportfly Next% não poderia ficar de fora desta lista, conquistando o coração dos competidores de todo o mundo.

  • Drop: 8mm
  • Peso: 200g (M) e 180g (F)
  • Preço: R$ 1099
Veja Mais Modelos [+]

 

Conclusão: qual tênis da Nike comprar?

Cada tênis da Nike tem a sua particularidade. Ele pode ser exclusivamente para corrida, como também abranger as tarefas diárias, a rotina da academia ou ainda servir para tudo e mais um pouco.

Os melhores tênis da Nike envolvem gosto pessoal e objetivo de uso. Por isso, separamos opções que vão de um modelo simples de entrada, como também um tênis com acabamento Premium, leve e ideal para corredores e corredoras de elite.

No final, o importante é sempre avaliar, primeiramente, o objetivo, logo depois a necessidade e, por fim, o custo-benefício. Afinal, em muitos casos, o barato pode sair caro, assim como o melhor tênis para corrida pode não ser o mesmo para duas pessoas diferentes.

Por isso, coloque seu objetivo acima de tudo e só então decida qual o calçado adquirir. Para todos os casos, os tênis da Nike são opções de primeira linha, seja o de entrada, intermediário ou ainda o destinado aos extraclasses do mundo das corridas.